Vídeo repórter:
Daniel Jardim de Grisolia nasceu em Itabira de Mato Dentro em 12 de fevereiro de 1923. Filho do médico José de Grisolia, também prefeito e professor do Ginásio Sul-Americano e de Maria de Lourdes Jardim de Grisolia. Foi casado com Luiza Machado de Grisolia.
D.G., como era conhecido, iniciou na política pelo Partido Social Democrático (PSD) a partir de 1951. Virou história. Aos 28 anos de idade, elegeu-se vereador pelo PSD, com a popularidade em alta e no último ano de seu mandato, chegou à presidência da Câmara.
Em 1958 foi candidato a prefeito e se tornou o mais jovem prefeito da história de Itabira, com 34 anos. Em 1966, foi escolhido novamente para assumir a Prefeitura de Itabira.
Foi o itabirano que colocou em prática o Plano Diretor de Urbanização, em 1959. Conseguiu junto à estatal Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) o asfaltamento da rodovia que liga Itabira ao trevo da BR-381 e a realização do primeiro projeto de implantação do Distrito Industrial.
Também são obras do ex-prefeito a construção da Estação Rodoviária Genaro Mafra, Mercado Municipal Caio Martins da Costa, Cemitério da Paz e das avenidas João Pinheiro e Central (hoje denominada com Avenida Daniel Jardim de Grisolia). Em 1967 institui a bandeira da cidade de Itabira. Daniel Jardim de Grisolia faleceu em 19 de setembro de 1970, em Itabira.