A equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Guanabara recebeu na última segunda-feira, 6, uma Moção de Aplauso de autoria dos vereadores Gladston Marcelo Castro e Fábio Justino Alves. O motivo foi o reconhecimento à criação do projeto Mudança de Estilo de Vida (MEV) de prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. O mesmo teve reconhecimento nacional no Congresso Nacional do SUS. Projeto que engrandece os trabalhos da equipe de saúde, o qual teve um reconhecimento nacional.
A sessão contou com a presença do prefeito Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho), o qual falou sobre sua busca permanente da sua gestão em priorizar a melhoria da qualidade de vida para a população. “Já recebemos aqui e continuamos recebendo, representantes de dezenas de municípios em busca das práticas de Governo em nossa cidade. E isto se deve, também e principalmente, à qualidade, compromisso e dedicação na busca de benefícios para todos os são-gonçalenses”, ressaltou.
O projeto são-gonçalense Mudança de Estilo de Vida (MEV) é uma proposta inédita no setor público, o qual visa orientar os pacientes sobre mudanças que contribuem para a melhoria da saúde através de hábitos que podem regularizar índices glicêmicos, ou de pressão arterial, por exemplo, sem o uso de medicação.
Assim, os pacientes assistidos pelo projeto evitam doenças crônicas como diabetes e hipertensão e ganham qualidade de vida.
Para o sistema de saúde municipal, a vantagem é a redução da espera na análise de resultados e agilidade na marcação de consultas médicas.
Com a Moção foram homenageados todos os funcionários, a secretária Renata Guzzo e as idealizadoras do projeto: a enfermeira Vera Jovita dos Santos, as médicas Patrícia Lima Moreira e Tatiana Fonseca, e a nutricionista Camila Assis Guerra.
Assessoria de Comunicação