Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo vem prestando atendimento aos servidores da rede de atenção à Saúde do município. Os atendimentos são voltados, principalmente, aos funcionários que atuaram no período da pandemia, ou atuam na assistência aos pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19.
Os atendimentos são realizados por equipe complementar em Saúde Mental através de recurso destinado pelo Governo de Minas através da Resolução SES/MG nº 7.303, de 18 de novembro de 2020 e prestado em municípios que possuem Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) habilitados pelo Ministério da Saúde.
Em São Gonçalo, o “Cuidando de Quem Cuida” surgiu a partir de demandas dos próprios servidores da saúde, na Conferência Municipal de Saúde em 2022. Os atendimentos são realizados pelas psicólogas Michele Giovana do Amaral Andrade e Gledcynaine Caroline Delfino, e pela enfermeira Luciana Paula Carvalho Domingues Fraga, garantindo o acolhimento dos profissionais.
Psicólogas Gledcynaine Caroline Delfino, Michele Giovana do Amaral Andrade e a enfermeira Luciana Paula Carvalho Domingues Fraga
Já foram atendidos 258 servidores em 32 grupos coletivos. Os profissionais também fazem atendimento individualizado mediante agendamento ou encaminhamento do setor a qual pertence o funcionário.
A psicóloga Gledcynaine Caroline observa retorno positivo no acolhimento aos servidores. “Literalmente foi um pedido deles e percebemos que realmente eles precisam desse atendimento, principalmente aqueles que, durante a pandemia, se sentiram muitos sozinhos, com muito medo, apreensivos. E temos tido o retorno de que, após os atendimentos, estão se sentindo acolhidos e valorizados”, destacou.
A princípio estão sendo atendidos os servidores da Secretaria de Saúde e os interessados podem entrar em contato pelo e-mail cuidasg@gmail.com ou pelo telefone 3820-1836, no Núcleo Psicossocial Peixe Vivo.
Daniel Cota / Acom PMSGRA