Tatiana Santos/radiopontal.com.br
O Dia do Contabilista foi comemorado no último dia 25 de abril em todo país. Com inúmeras atribuições contábeis, estes profissionais têm grande relevância, tanto para empresas, médias ou grandes empresas, quanto para pessoas físicas e profissionais liberais. Mas, afinal, quais as atribuições conferidas a quem exerce esta função, e a importância da data? Quem explica é o contador Arimateia Valdivino, da Paraíba, com exclusividade para a Rádio Pontal. Conforme ressaltou, a profissão é muito importante nos dias atuais para todos os micro, pequenos e grandes empresários do Brasil.
A função é regulamentada através de seus conselhos regionais. Em Minas, há o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCM). O profissional legalmente habilitado tem a capacidade de atuar fazendo o controle financeiro e fiscal tributário de todas as empresas, independente de seu porte, categoria e classificação econômica. “O contabilista tem essa função dentro da organização empresarial, de fazer este controle fiscal, financeiro e tributário, quer que seja da micro, da pequena ou das grandes empresas”, destaca.
Atribuições bastante amplas
Esse trabalho faz com que o profissional de contabilidade, com os seus relatórios contábeis, com orientação e consultoria, passe para os empresários as melhores maneiras para tomada de decisões, como capacitação, investimentos futuros etc. Com isso, demonstra esses resultados aos empresários contratados, instituições, e empresas instituídas. O contabilista orienta e faz com que o empresário tome a decisão mais assertiva de seus investimentos, uma vez que com os diversos relatórios em mãos, é possível apresentar índices que ajudam as instituições a continuarem no mercado, por meio de estratégias direcionadas.
Uma vez que a atuação deste profissional é bastante ampla, Arimateia aprofunda: “O contabilista tem a função exatamente de fazer todos os registros de natureza fiscal, tributária, trabalhista das empresas do nosso país. Aquela microempresa que tem um empregado registrado, até o próprio MEI que tem o empregado registrado, o profissional de contabilidade também auxilia no que diz respeito a esses registos”.
O profissional finaliza: “Estamos aí no mercado, exatamente para oferecer esse trabalho, e orientar melhor cada vez mais as micro e pequenas empresas em nosso país, que já sofrem tanto com essa carga tributária, para servir essas empresas que sustentam a economia do nosso país gerando emprego e renda”.