Tatiana Santos
Os temporais que assolaram mais de 85% das cidades gaúchas, deixaram 100 mortos, 134 desaparecidos e 374 feridos no Rio Grande do Sul, sensibilizaram todo o país após a tragédia. População, entidades religiosas, artistas, governos, empresas privadas, influenciadores, mas principalmente, pessoas comuns, se mobilizam para ajudar os gaúchos com aquilo que podem.
Esse é o caso do itabirano Pedro Lucas Horta Ferreira, que está realizando uma campanha de arrecadação de donativos para serem enviados ao RS. Sempre engajado em causas de caridade, o jovem destaca que se organizou junto a parceiros para levar os itens até o Sul do país.
De acordo com ele, os interessados podem fazer doações de variados itens. Mas a prioridade para o momento de urgência está sendo a água mineral. O recurso está em falta nos locais afetados e grande parte dos supermercados que ainda o possuem, estão vendendo o produto com valores acima do normal. Pedro pede: “Água mineral é o que estão mais precisando no momento, até com uma certa urgência. Devido a tudo que vem acontecendo, a água se tornou primordial para os abrigos e sobreviventes desta terrível tragédia”.
A campanha ainda arrecada: alimentos não perecíveis e leite; roupas em bom estado; produtos de higiene pessoal, como creme dental, sabonete, papel higiênico, absorventes, escova de dentes, toalhas, e outros; produtos voltados a bebês (lenço umedecido, xampus, fraldas, sabonetes, etc); material de limpeza (sabão em pó, água sanitária, vassoura/rodo, desinfetante, e outros itens). Também estão sendo aceitos colchões, forros de cama, travesseiros para serem destinados aos abrigos.
Pontos de coleta
Quem puder ajudar, procure os seguintes pontos de coleta: Rádio Pontal, Igreja da Saúde, Catedral Diocesana, Fundação Cultural Carlos Drummond e Real Campestre Clube. (Os endereços estão no final da reportagem). A previsão para o primeiro encaminhamento dos donativos será feito em caráter de urgência, na próxima terça-feira (14), mas a campanha continuará até que cessem as demandas nas localidades atingidas pela tragédia.
Apoios
Conforme Pedro, ele recebeu apoio da Prefeitura de Itabira com o deslocamento e também de pessoas físicas. Mas aqueles que puderem também ser parceiros, com empréstimo de caminhão, se voluntariar de alguma maneira, auxiliando na organização dos donativos (triagem) ou saber quais as demandas o grupo precisa, basta procurá-lo no telefone: (31) 9 9776-3286 e receber as informações.
“Estamos estamos aberto a receber doações. Então assim, tudo que for para ajudar, é sempre muito bem vindo. Pessoas físicas, empresas, seja quem for, quem puder estar ajudando, vai ser de muito grande valia para todos nós. Porque a gente se coloca no lugar dessas pessoas. E quando eu penso quando aconteceu a tragédia aqui mesmo em Brumadinho, pessoas se puseram a se solidarizar ao próximo”, declara.
Pedro ressalta que não está recebendo valores via PIX, e que qualquer iniciativa que peça dinheiro em nome da campanha que ele organiza não é legítima. Ele é enfático: “As pessoas que quiserem fazer uma doação financeira, seja em dinheiro, seja via PIX, no site do governo do RS está todo CNPJ do estado e está tudo especificado direitinho para não haver fraude. Não estou recebendo PIX”, esclarece.
Endereços dos pontos de coletas:
Rádio Pontal: Rua Francisco Osório Menezes, 900, Campestre- casa laranja ao lado do antigo hotel Pousada dos Pinheiros
Igreja da Saúde: Travessa da Saúde, esquina com Rua Dom Prudêncio, Centro
Catedral Diocesana: Praça Monsenhor Felicíssimo, s/n, Centro
Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade: Avenida Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro
Real Campestre Clube: Vila Conceição de Baixo.