Os resultados da análise laboratorial realizada pela Unilever, empresa dona da marca OMO, comprovaram que o sabão em pó comercializado no supermercado Hiper ABC, em Campo Belo, no Centro-Oeste de Minas, era falsificado. As caixas do produto foram recolhidas pelo Procon-MG em janeiro desse ano.
Em uma operação de fiscalização, o órgão recolheu 62 caixas de sabão em pó, supostamente da marca OMO, que estavam à venda no estabelecimento. As autoridades chegaram ao local após uma denúncia ao Procon Regional.
Conforme laudos apresentados no dia 9 de maio, os peritos confirmaram a falsificação de seis lotes do produto. Os itens eram muito semelhantes as caixas dos produtos originais.
Carlos Eduardo Avanzini, promotor de Justiça, afirmou que a adulteração era imperceptível para os consumidores, a única diferença era que a caixa era selada com cola quente. “Se tratava de uma falsificação quase perfeita, até mesmo os fiscais do Procon-MG ficaram na dúvida sobre a autenticidade do sabão em pó”, afirmou o profissional.
Com a comprovação da adulteração, o Procon MG realizou novas operações de fiscalização nos outros supermercados da cidade, mas não encontraram indícios de outros produtos falsificados.
O que diz a OMO
Em nota, a OMO afirmou que está acompanhando as investigações dos casos de falsificação de sabão em pó dos quais é vítima e que está cooperando com as autoridades policiais. A empresa também recomendou que os consumidores fiquem atentos aos seguintes sinais antes de comprar os sabões da marca:
- A qualidade do fechamento do cartucho;
- A cor, brilho e impressão: as embalagens produzidas em fábrica passam por controles que garantem o recebimento dos materiais conforme um padrão definido, portanto não é esperado uma variação significativa entre as embalagens;
- A codificação primária (data de fabricação, validade e lote): produções em fábrica são feitas através de gravação a laser de forma destacada;
- Cor, textura, perfume e performance do produto: padrão conforme o usual em comparação ao que consumidor está acostumado a usar.
Os consumidores podem relatar os casos suspeitos para análise e orientação entrando em contato o SAC pelo site https://www.unilever.com.br/contact/
itatiaia.com.br