Uma semana após a explosão de uma lancha em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, que deixou seis pessoas gravemente feridas, mais um incidente abalou a região nesta sexta-feira (17/5). Uma lancha pegou fogo perto da Ilha do Papagaio, na Região dos Lagos, obrigando os cinco ocupantes a se lançarem ao mar para escapar das chamas.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a embarcação em chamas, com uma coluna de fumaça visível a longa distância. Ao Estado de Minas, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro disse que foi acionado por volta das 16h50 e resgatou todos os tripulantes sem ferimentos graves.
O piloto foi encaminhado ao Hospital Central de Emergências (HCE) após inalar fumaça e, segundo a prefeitura de Cabo Frio, foi liberado após atendimento. Os demais tripulantes recusaram atendimento médico.
Assim como no caso da última sexta (10/5), a Marinha do Brasil, responsável por conduzir a investigação, informou não ter constatado poluição hídrica no local dos acidentes. Também não foram encontradas irregularidades nas documentações da embarcação e do piloto, em ambos os casos.
“Um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) será instaurado para apurar causas, circunstâncias e possíveis responsabilidades. Concluído o inquérito e cumpridas as formalidades legais, o mesmo será encaminhado ao Tribunal Marítimo”, disse por meio de nota.
Outra explosão há uma semana
Esse é o segundo caso parecido na região em apenas uma semana. Na sexta-feira (10/5), seis pessoas ficaram feridas após outra lancha pegar fogo, no Canal do Itajuru, próximo à Ilha do Japonês, também em Cabo Frio.
O condutor da lancha e os outros cinco passageiros, de uma mesma família de Itaguara, na Grande BH, estavam realizando um passeio quando o motor da lancha desligou. Nas tentativas de religar o equipamento, a embarcação explodiu.
Estado de Minas