Agentes do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) já autuou 65 supermercados e outros estabelecimentos na região metropolitana de Porto Alegre que teriam cobrado preços abusivos por produtos em meio à tragédia no estado gaúcho. Um dos flagras feitos pelo órgão chama a atenção: uma loja vendendo um galão de 20 litros de água por impressionantes R$ 80,00.
As empresas foram autuadas a partir das quase 700 denúncias feitas por populares, a maior parte contra mercados, farmácias, postos de gasolina e empresas que revendem água e gás. Dois funcionários de um posto de gasolina foram presos, mas o Ministério Público não detalhou quais crimes foram cometidos por eles.
Tragédia no RS
O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública em centenas de cidades. Segundo a Defesa Civil, as fortes chuvas que atingem o estado gaúcho, desde o dia 29 de abril, já afetaram mais de 1 milhão pessoas. De acordo com os dados mais atualizados, são 155 mortos, 94 desaparecidos e mais de 160 mil desalojados.
A Marinha do Brasil enviou equipes, embarcações, aeronaves e viaturas para ajudar no resgate. A Força Aérea Brasileira enviou dois helicópteros para resgatar vítimas em cidades isoladas por causa das interdições nas rodovias, como Candelária, por exemplo.
itatiaia;com;br