BRASÍLIA – A deputada federal Carol Dartora (PT-PR) mostrou a língua para o deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) durante uma sessão plenária na Câmara dos Deputados, na quarta-feira (19), enquanto o parlamentar discursava na tribuna em defesa do PL do Aborto.
As imagens foram registradas pela TV Câmara e transmitidas em todos os canais oficiais. Dartora passa por trás de Chrisóstomo, que usava o microfone na tribuna, e mostra a língua para o colega. O deputado não notou a presença da deputada naquele momento.
Na ocasião, o deputado federal do PL lia um discurso que, segundo ele, era direcionado para “as mulheres portadoras de útero”. Chrisóstomo é a favor do projeto de lei 1904/24, que equipara a realização do aborto após a 22ª semana de gestação ao crime de homicídio simples.
“ Falo para as mulheres com útero, pois existem muitas mulheres que não possuem útero. Que eram homens, passaram a ser mulher. Não têm útero. Essa mulher tem que defender também o PL 1.904/2024. Portanto, senhores, aquelas que conhecem o valor de uma vida gerada dentro de si em decorrência de estupro, a vítima não precisa ficar com o bebê”, afirmou.
Carol Dartora usou as redes sociais dela para dizer que o discurso do parlamentar era “uma violência contra as mulheres”. Ainda segundo ela, o gesto de mostrar a língua foi “ocasionada pelo calor do embate” sobre o PL do Aborto.
Chrisóstomo afirmou que vai levar o caso ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. “É inadmissível esse tipo de atitude dentro desta Casa. Total falta de respeito. Agora, imagina se fosse o contrário, o quanto eles estariam gritando. Por muito menos eles me representariam. Tomarei providências”, escreveu o parlamentar em seus perfis nas redes sociais.