Fiscais encontraram 18 toneladas de sabão em pó OMO falsificado em uma rede de supermercados na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A operação foi realizada na tarde dessa terça-feira (30), após a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) receber uma série de denúncias sobre a origem dos produtos.
Segundo a Sedcon, com o aumento do número de produtos piratas no mercado, algumas empresas estão adicionando elementos de segurança para garantir que o item é verdadeiro. No caso do sabão em pó OMO, os itens de segurança foram essenciais para ajudar os agentes a confirmarem que os produtos encontrados no supermercado eram falsos.
A pasta explica que as caixas de sabão em pó falsificadas são lacradas de forma grosseira, com cola quente, enquanto as verdadeiras são fechadas de forma industrial, não deixando marcas. Na caixa verdadeira também é possível observar o holograma da Unilever (empresa dona da marca) com o auxílio da luz negra. Já na falsa, mesmo com a luz, não há holograma. No campo de data de validade da caixa falsa, os agentes ainda afirmam que a tinta sai apenas com o passar o dedo, o que mostra a má qualidade da réplica.
Os produtos foram encontrados na loja do atacadista Megabox em Olaria, na Zona Oeste da capital fluminense. “O mercado Megabox foi autuado com lavratura de auto de notificação e constatação do fato pelos agentes da SEDCON e será aberto processo administrativo para apurar e aplicar as medidas cabíveis. Não houve prisões, uma vez que nesse tipo de ocorrência não cabe prisão em flagrante”, afirma a pasta.