O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi uma das ausências sentidas no desfile da Independência, em Brasília, neste sábado, 7 de setembro. Ex-prefeito paulistano, Haddad participou de ato de campanha de Guilherme Boulos (PSOL), em São Paulo. O psolista é o candidato apoiado pelo presidente Lula para o comando da maior cidade do país.
A agenda deste sábado foi no bairro de Heliópolis, na zona sul paulistana. A também ex-prefeita Luiza Erundina, de 89 anos, também participou do ato. A candidata a vice de Boulos, a também ex-prefeita Marta Suplicy, não participou.
Durante o ato, Fernando Haddad criticou a gestão do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB). Também aproveitou para cutucar o influenciador Pablo Marçal, candidato do PRTB. Sem citá-lo nominalmente, Haddad classificou o ex-coach de “estelionatário”.
Boulos, Nunes e Pablo Marçal estão tecnicamente empatados na disputa pela Prefeitura de São Paulo, segundo pesquisa do Datafolha divulgada nesta semana.
“Infelizmente, a atual administração não tem visão de futuro. Existe um outro cara aí, um estelionatário, que eu nem vou comentar, eu não falo de bandido para disputar a Prefeitura de São Paulo”, disse o ministro da Fazenda.
A participação de Haddad em ato do candidato do PSOL acontece no mesmo dia em que Nunes e Pablo Marçal são esperados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para manifestação na Avenida Paulista. Uma das pautas é o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que é centro de decisões controversas, como o bloqueio do X (antigo Twitter) no Brasil.