A Polícia Militar de Meio Ambiente prendeu um homem, de 36 anos, por causar incêndio florestal na cidade de Ritápolis, no Campos das Vertentes. As chamas quase chegaram à Fazenda do Pombal, local onde nasceu Tiradentes.
Segundo a corporação, no último domingo (1º), o incêndio criminoso devastou cerca de 102 hectares de vegetação nativa, incluindo área de preservação permanente que pertence ao bioma da Mata Atlântica. O crime tem multa prevista de mais de R$ 800 mil.
Durante a realização da “Operação Verde Minas”, que visa a preservação do meio ambiente em todo o Estado, a corporação conseguiu localizar o responsável pelo crime. A prisão foi efetuada pelo 38° Batalhão da Polícia Militar.
A Fazenda do Pombal é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde os anos 70. Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, nasceu no local em 1746 e ali viveu até seus 11 anos.
A fazenda faz parte da Floresta Nacional de Ritápolis, reserva ecológica sob administração do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
itatiaia.com.br