Alberto Fujimori, ex-presidente do Peru que governou o país por uma década, morreu aos 86 anos. A informação foi divulgada pela sua filha, Keiko Fujimori, nesta quarta-feira (11/9).
Acusado de crimes contra a humanidade, Fujimori enfrentava um câncer na língua diagnosticado em maio deste ano. Desde então, o ex-presidente peruano recebia tratamento médico na casa de sua filha, Keiko Fujimori, na capital Lima.
Fujimori governo o Peru entre 1990 e 2000, quando fugiu para o Japão em meio a fortes críticas contra sua administração, marcada por denúncias de corrupção, abuso de poder e violações contra os direitos humanos. Ele foi detido em 2005, durante uma visita ao Chile, e extraditado para o Peru dois anos mais tarde.
Em 2009, o ex-presidente do Peru foi condenado e preso pelo massacre de 25 pessoas entre 1991 e 1992, praticados pelo grupo militar secreto Colina. Além disso, o ex-presidente foi considerado culpado pelo sequestro de duas pessoas.
O ex-líder peruano foi solto em 2023, após a Justiça do país reestabelecer um induto humanitário concedido ao ex-presidente em 2017 pelo então presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski.
Fonte: metropoles.com.br