Tatiana Santos
O tenente do Corpo de Bombeiros, Victor Shirm, que morreu quando ia para o salvamento de uma queda de um avião monomotor na região de Ouro Preto neste sábado (12), já concedeu entrevista à Rádio Pontal. O acidente aconteceu na madrugada deste sábado, quando ele, mais três militares, um médico e um enfermeiro do Samu estavam a bordo com helicóptero Arcanjo 4, do Corpo de Bombeiros, quando a aeronave caiu em uma área de serra em Ouro Preto, após colidir com um paredão.
Toda a tripulação, composta por seis pessoas, morreu no local. Os socorristas iam atender uma ocorrência também de queda de aeronave de combate a incêndio no distrito de São Bartolomeu, que havia acontecido na sexta-feira.
Em 10 de abril deste ano, o tenente Victor Shirm veio a Itabira pilotando a aeronave Arcanjo para socorrer um jovem de São Sebastião do Rio Preto acidentado e em estado grave no Pronto-Socorro Municipal e ser transferido com urgência para Belo Horizonte. Enquanto aguardava a liberação do rapaz pelo hospital de Itabira, o repórter da Rádio Pontal, Galvani Silva, conversou com o bombeiro sobre a finalidade da aeronave Arcanjo, sua carreira na corporação e convívio com a família sendo bombeiro militar.
Conforme contou, na ocasião, ele tinha 10 anos de experiência no Corpo de Bombeiros, tendo atuado em diversas atividades em outros municípios. Ele compunha a equipe na esquadria Arcanjo desde 2021.
Segundo disse, o foco é, com bravura, socorrer a todos que precisam, sempre buscando preservar a vida. Mas, além do macacão laranja, existia um ser humano que se entristecia quando uma vida se perdia durante o atendimento, e também se alegrava quando o salvamento era bem sucedido. Disse tenente Victor na entrevista: “Eu acho que a sensação é de maior gratificação possível. A gente conseguir olhar no olho da pessoa que está sendo resgatada, e sentir que, às vezes, em alguns momentos a gente era o último recurso ali, e mais nada poderia ser feito. A gente chega e muda a vida da pessoa, não tem nem palavras”, descreveu na época. O velório será realizado em conjunto neste domingo (13), a partir das 10h, no Colégio Santa Marcelina, no bairro São Luiz, na região da Pampulha, em Belo Horizonte.