Tatiana Santos
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), unidade em Itabira, e parceiros, estão com importantes atividades no auxílio ao produtor rural nesta semana. Serão duas ações realizadas ao longo dos dias que seguem. Dentro do projeto Central de Compras Coletivas, serão entregues os adubos adquiridos coletivamente pelo Agrowin 2024, seminário promovido pela Acita, em parceria com a Emater, a Prefeitura de Itabira e o Sindicato Rural.
A informação é do engenheiro agrônomo e extensionista da empresa, Mauro Ferreira. São mais de 50 toneladas das substâncias, que serão entregues aos 41 produtores que participam do programa. Eles se inscreveram, realizaram o pagamento e aguardaram a distribuição, que será feita direto nas propriedades em sete rotas: duas no entorno da sede em Itabira e cinco nas regiões distritais de Senhora do Carmo e Ipoema. O programa tem recursos do município, que tem um subsídio na compra do adubo. Alguns produtores tiveram desconto de 30% nesse adubo.
O extensionista esclarece que são entregues produtos por época para não correr o risco de perdê-los. “A gente sempre segue o calendário agronômico, vamos dizer assim. Então, a questão do adubo, inclusive, nós temos que ficar um pouco espertos, porque as chuvas chegaram graças a Deus, então o pessoal já está doido para plantar”, descreve.
Semana de cursos em Macuco
Ainda para esta semana, estão sendo organizados dois cursos na região de São José do Macuco. As capacitações são de reciclagem e qualificação dos produtores de banana. “Vai ser um curso sobre formação de lavoura de banana, que vai ser durante dois dias e um outro curso sobre embalagem de banana para atendimento ao mercado”, especifica.
Mauro esclarece que as duas turmas com 12 pessoas já estão com todas as vagas preenchidas. As capacitações serão ministradas por instrutores do Senar, que é o órgão que faz a qualificação de produtores através do Sindicato Rural. A ação também deriva do Agrowim, com o objetivo de melhorar ainda mais a banana que tem sido vendida no mercado itabirano.
O engenheiro afirma que em relação a esta fruta, a Emater já vem trabalhando com o produtor de banana em Itabira desde 2018, mas por uma questão de exigências do mercado que busca um produto de qualidade, há necessidade de reciclagem, motivo pelo qual o curso será ministrado em Macuco.