Seja bem vindo, hoje é 24 de novembro de 2024

Por que as formigas tanajuras estão ‘invadindo’ o Rio de Janeiro e o Espírito Santo?
Por que as formigas tanajuras estão ‘invadindo’ o Rio de Janeiro e o Espírito Santo?
Parceiros do Rede Repórter

• Por que as formigas tanajuras estão ‘invadindo’ o Rio de Janeiro e o Espírito Santo?

Moradores de diversos lugares do Rio de Janeiro estão chamando a atenção para a ‘invasão’ de tanajuras. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que milhares de formigas saíram do subsolo para andar no ‘andar de cima’. Só no estado fluminense, há registros no Recreio dos Bandeirantes, Santa Cruz, Ilha do Governador, Tijuca e Irajá, na cidade do Rio, além de Pendotiba, em Niterói, e Seropédica, na Baixada Fluminense.

O ouvinte do CBN Rio, Silvio de Góes, que dá aula de futebol no Recreio dos Bandeirantes, mandou um vídeo da quadra com um monte de tanajura. Nas redes sociais, o assunto vem ganhando força:

Em entrevista aos âncoras Leonardo Resende e Gabriel Freitas no CBN Rio, Cesar Favacho, formado em biologia pela UFPA, especializado em entomologia (estudo sobre os insetos), explicou que o aumento da umidade é o sinal que as tanajuras tem para acasalar :

“Geralmente isso é gatilhado pela mudança no clima, pelo aumento da umidade, geralmente depois de chuva ou quando o ambiente está mais úmido assim, elas saem do ninho para acasalar e então elas vão arrancar as asas e se enterrar para formar novos ninhos”.

Faz mal comer farofa de tanajura?

O biólogo Cesar Favacho destaca que a iguaria não traz risco para a saúde. Em algumas culturas, elas são usadas como alimento por serem ricas em proteínas em pratos como farofas.

“Não, na verdade, muita gente come já, é uma tradição desde os povos originários, assim, aqui no Norte, no Nordeste, em vários locais, as pessoas comem essa farofa de tanajura e existem até outros insetos também que fazem parte da alimentação de alguns povos, então, é totalmente saudável”.

A moradora da Ilha do Governador, Maria Alves, conta que tem um gatinho e ele adora o ‘petisco crocante’:

“Então, geralmente no jardim aqui de casa, aparece tanajura de manhã e a noitinha. E o gato tá ficando doido, que ele gosta muito de comer, e hoje ele comeu duas. Petisco crocante dele”.

O que são as formigas tanajuras?

As formigas tanajuras são da espécie saúva, nome comum para várias espécies de formigas do gênero Atta. Normalmente, as rainhas são chamadas de tanajura porque são maiores chegando até 30-35mm de comprimento. As colônias podem chagar a ter cinco milhões de indivíduos

Elas não são nocivas aos seres humanos. O inseto possui uma mandíbula que pode mordiscar, mas sem muita intensidade. Em algumas culturas, elas são usadas como alimento por serem ricas em proteínas em pratos como farofas.

Recentemente, uma praia do Norte do Espírito Santo foi tomada por milhares de tanajuras. Veja o vídeo na Barra do Sahy, em Aracruz.

CBN

Parceiros do Rede Repórter