O ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, criticou nesta quarta-feira (6) Donald Trump, vitorioso nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.
“A mais rica nação do mundo elegeu um presidente que cultiva os piores valores humanos. Nega as mudanças climáticas e a ciência e apoia a extrema direita no mundo. Tempos difíceis para a humanidade”, escreveu Teixeira no X (antigo Twitter) hoje cedo, sem citar Trump nominalmente.
Lula se manifestou depois
Depois de o ministro publicar na rede, o presidente se manifestou pelo X e parabenizou Trump pela vitória.
“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo.”, escreveu o mandatário brasileiro.
Ele já havia manifestado preferência pela vitória da democrata Kamala Harris.
Fernando Haddad: ‘Dia tenso’
O ministro da Fazenda, por sua vez, disse que “o dia amanheceu mais tenso” com a eleição do republicano, mas ainda é cedo para avaliar se o que foi dito na campanha poderá afetar a economia global e do Brasil.