Assista a reportagem:
Folha Popular
O livro aborda os principais pontos da política econômica na promoção do desenvolvimento sustentável de uma cidade, praticados por Don Carlos Santos no governo de Itabira durante a gestão Ronaldo Lage Magalhães e em outros municípios e instituições, onde também atuou na área. Entre os principais destaques estão a reforma do Distrito Industrial de Itabira, a criação de incentivos para atrair empresas como os atacarejos [Mart Minas e Villefort] implantados na cidade no governo em que atuou.
“Encontramos uma secretaria sem infraestrutura para cumprir o papel dela, sem perspectiva da própria missão e organizamos. No livro, eu mostro as ações implantadas para a transformação necessária quando assumi a secretaria”, exemplificou Don Carlos.
Os textos foram elaborados a partir de cada ação, dos projetos trabalhados não só na Prefeitura de Itabira, mas em outras cidades e órgãos onde Don Carlos, que se tornou especialista em desenvolvimento econômico sustentável, passou. O livro é dividido em nove capítulos escritos com o intuito de levar o leitor a uma reflexão sobre o tema.
“Vou contando esses casos para as pessoas refletirem que é possível [se desenvolver economicamente]. Eu falo que o desenvolvimento econômico não é fácil, mas é possível. Então é isso que eu estou trazendo para o meu livro, o desenvolvimento nas minas e nas gerais”.
Os capítulos também mostram cidades subdesenvolvidas e a causa do problema do ponto de vista do escritor. Mostra também exemplos de cidades que romperam com o atraso e o caminho seguido para alcançar o desenvolvimento. O livro conta ainda com participações de especialistas que fizeram parte da trajetória de sucesso de Don Carlos.
O livro terá dois lançamentos. O primeiro será um lançamento digital, que acontece no dia 8 de novembro, no auditório da Acita e será disponibilizado na Amazon por apenas R$ 4,90, em valor promocional para que todos possam ter acesso.
Todo o valor das vendas conseguidas no dia do lançamento será doado para a Associação Oncoviva; “que realiza um trabalho humanitário incrível, aliviando o sofrimento de pessoas com doenças oncológicas”, disse Don Carlos.
Posteriormente, ainda sem uma data definida, será feito o lançamento da edição física da obra.