Wenderson Andrade é docente do centro universitário desde 2006, e exerceu papel fundamental na implantação do curso em Itabira.
Mês em que se celebra o Dia do Médico, outubro teve um sabor ainda mais especial para o professor de Medicina do Centro Universitário Funcesi, Wenderson Andrade. O vice-coordenador do curso foi homenageado como “Médico Mineiro em Destaque” pela Associação Médica de Minas Gerais (AMMG).
Realizado em Belo Horizonte, o evento foi prestigiado por importantes instituições da classe médica, como o Conselho Federal de Medicina; o Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais; a Associação Médica de Minas Gerais; o Sindicato dos Médicos e a Academia Mineira de Medicina.
Sobre ele
Formado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1991, Wenderson Andrade atua na Funcesi desde 2006, lecionando para os estudantes de Enfermagem e Fisioterapia. Foi peça fundamental na tão sonhada implantação do curso como membro do NDE (Núcleo de Desenvolvimento Estruturante), a convite da atual reitora da instituição de ensino, Flávia Pantuza.
Especialista em pediatria, chegou a ser convocado pelo Exército no início dos anos 90, prestando serviços de saúde na fronteira do Brasil com a Colômbia. Wenderson Andrade já realizou pesquisas de sucesso, com publicações, sobre a asma e outras doenças respiratórias, possuindo vasta experiência na área da saúde nos âmbitos público e privado.
Como um dos seus principais feitos, elaborou, em 2001, um projeto municipal voltado ao controle da asma em crianças e adolescentes de Itabira, onde vive desde 1995. Devido ao impacto positivo, o programa funciona até hoje, tendo recebido mais de 5000 pacientes desde então.
Concluiu seu doutorado em Belo Horizonte, em 2014, com uma pesquisa sobre “Asma grave na infância”, tendo participação crucial no surgimento do CEMAD, um centro de tratamento específico para o controle da asma grave no Hospital das Clínicas/UFMG, com o qual ainda mantém laços. Esse trabalho culminou em uma publicação inédita sobre os fenótipos da asma grave.
Sentimento especial
Ao comentar o prêmio dado pela AMMG, Wenderson Andrade cita a família – também atuante na área da saúde – e seus colegas de profissão em Itabira, responsáveis por eleger os homenageados de cada ano.
“Foi muito satisfatório. Tenho dois filhos médicos, minha esposa também é da área da saúde, e pude levar todos eles. Foi muito emocionante para mim, ainda relativamente novo e em vida, receber essa homenagem. E o mais importante, sendo reconhecido pelos meus pares e a comunidade”, analisa.
O docente também enfatiza o papel da Funcesi na conquista. “Desde o momento em que passei a trabalhar aqui, eu já tinha a vontade de viver no meio acadêmico, sonhando, também, com a implantação do curso. Então todo esse período de docência influenciou muito na minha vida profissional, me instigando sempre a buscar mais. Crescer e chegar a essa titulação que tenho hoje, sendo um simples profissional em uma cidade do interior, é motivo de muito orgulho”, completa.
Referência no ensino em saúde na região, a Medicina da Funcesi promete crescer ainda mais. E esse tipo de reconhecimento é fundamental no processo de evolução do curso, como explica Wenderson.
“Certamente ajuda a consolidar o curso. Além de termos uma consultoria de alto nível das Ciências Médicas de Minas Gerais (FELUMA), títulos e reconhecimentos como esse podem contribuir em nossos futuros processos, culminando na formação de profissionais prontos para exercer sua missão”.