O motorista do ônibus envolvido em um acidente com uma carreta na BR-365 fugiu do local sem prestar socorro e não possuía a permissão adequada para conduzir o veículo. As informações foram divulgadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A batida, registrada próxima a Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, deixou 51 feridos nessa quarta-feira (22 de janeiro).
De acordo com a PRF, o motorista do ônibus é habilitado, porém, no sistema da corporação, não consta que ele tenha feito o Curso Especializado para Condutores de Veículos de Transporte de Passageiros. Essa formação é obrigatória para motoristas que conduzem veículos de transporte coletivo, como ônibus, micro-ônibus e vans.
O curso tem o objetivo de garantir que os condutores adquiram o conhecimento e as habilidades necessárias para operar veículos de grande porte com segurança, além de assegurar o cumprimento da legislação de trânsito.
Regulamentado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o curso capacita os motoristas em diversas áreas, como direção defensiva, primeiros socorros, noções de mecânica, segurança no transporte de passageiros e legislação de trânsito.
A PRF também informou que o motorista não prestou auxílio às vítimas do acidente e fugiu do local, configurando omissão de socorro. Até o momento, ele não foi localizado.
Acidente
A colisão ocorreu no km 25 da BR-365, próximo à entrada Canto de Engenho. A carreta, carregada com cervejas, seguia de Uberaba para Feira de Santana, enquanto o ônibus viajava do Ceará para o Estado de São Paulo.
Os bombeiros informaram que 51 pessoas ficaram feridas: quatro em estado grave, três em estado moderado e 44 com ferimentos leves. O motorista da carreta ficou preso às ferragens e foi resgatado de helicóptero, sendo levado para a Santa Casa de Montes Claros. Ambulâncias dos bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) transportaram as vítimas.
O Tempo