Uma mulher de 47 anos foi presa nesta quinta-feira (27) sob a suspeita de maus-tratos após seu cachorro ser resgatado em péssimas condições em Fortaleza (CE).
O cachorro Scooby, vira-lata misturado com Poodle, foi encontrado com infecções na pele, anemia, magreza, dificuldades de locomoção e pelo endurecido por sujeira.
Após denúncias anônimas, o animal foi resgatado pelo Sociedade Protetora Ambiental no Ceará (SPA-CE), com o apoio de autoridades, e foi levado para uma clínica veterinária pelo abrigo Anjos da Proteção Animal (APA).
Os veterinários constataram que Scooby estava coberto de pulgas e carrapatos e estava com nódulos de sangue na pele. Além disso, o cachorro foi diagnosticado com miíase — também conhecida como bicheira —, infecção de pele causada por larvas de moscas.
Tutora presa
A tutora do animal foi encaminhada para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). Ela alegou que o animal tem 15 anos, não era tosado porque atacava os tosadores e não soube dizer a data da última tosa.
No entanto, exames apontam que o animal tem cerca de seis anos. Os veterinários relataram que Scooby não era bravo e não tentou morder os cuidadores.
A tutoria foi presa em flagrante, autuada por crime de maus-tratos e passará por audiência de custódia.
“Após receber denúncia anônima, uma equipe de policiais civis da DPMA foi ao local e constatou o estado de maus-tratos contra o cão, que não tinham acesso à água e comida e era mantido em ambiente anti-higiênico”, informou a delegacia em comunicado.
Scooby vai ficar sob o cuidados da APA, que está organizando doações para custear o tratamento no perfil do Instagram do abriga. Clique aqui e saiba como ajudar.
Itatiaia