Seja bem vindo, hoje é 19 de abril de 2025

Parceiros do Rede Repórter

• Condenada por lavagem de dinheiro, ex-primeira-dama do Peru recebe asilo do governo brasileiro

Esposa do ex-presidente Ollanta Humala, a ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, condenada a 15 anos de prisão em seu país por lavagem de dinheiro, chegou a Brasília nesta quarta-feira (16) após receber asilo do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação é da AFP.

A Justiça peruana condenou Heredia e seu marido na terça-feira (15) por receberem contribuições ilegais da construtora brasileira Odebrecht e do governo venezuelano em duas campanhas presidenciais. Humala foi preso devido à condenação.

Heredia chegou a Brasília em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB), confirmou a fonte à AFP.

A Chancelaria peruana informou, na terça-feira, que Heredia esteve na embaixada brasileira para solicitar asilo e que, após negociações com o governo Lula, ela e seu filho mais novo receberam salvos-condutos para viajar à capital federal.

Os promotores acusaram Humala e sua esposa de lavagem de dinheiro por supostamente ocultarem o fato de que receberam três milhões de dólares (5,62 milhões de reais na época) da Odebrecht para sua campanha presidencial de 2011.

Segundo a acusação, durante sua campanha fracassada de 2006, o casal também teria desviado aproximadamente 200 mil dólares (427 mil dólares na cotação da época) enviados pelo então presidente venezuelano Hugo Chávez por uma empresa de seu país. (Com AFP)

Parceiros do Rede Repórter