O ex-presidente José Sarney, prestes a completar 95 anos na próxima semana, testou positivo para Covid-19 nessa quarta-feira (16/4). Segundo o G1, Sarney chegou a ser encaminhado para atendimento médico após apresentar sintomas gripais.
De acordo com assessores, ele passou por exames laboratoriais e de imagem para verificar o pulmão, mas já está em casa e passando bem. A expectativa é de que o ex-presidente fique bem até a data do seu aniversário, na quinta-feira, 24 de abril, quando planeja encontrar sua família no Maranhão, seu estado natal.
Ao lado do ex-presidente Tancredo Neves, Sarney é um dos principais nomes da redemocratização brasileira. Eles fizeram a chapa que elegeu o primeiro presidente civil do Brasil após 21 anos de ditadura, em 1985.
Sarney era senador e ex-presidente do PDS, partido de apoio ao regime militar, quando, seis meses antes da eleição, deixou a sigla e se filiou ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o partido de oposição.
O mineiro, na época com 74 anos, morreu em 21 de abril, após ficar 39 dias internado, em decorrência de uma falência múltipla dos órgãos com uma causa que gera controvérsia até hoje. Na versão oficial, os médicos haviam dito que o presidente morreu por um processo de septicemia – infecção generalizada.
Estado de Minas