A Sessão contou com a presença de todos os vereadores e finalizou as atividades ordinárias do mês de abril, no âmbito da sede do legislativo municipal
Aconteceu na noite desta quinta-feira, 22 de abril, a 7ª Reunião Ordinária de 2025. O encontro ocorreu no plenário da Câmara Municipal e contou com a presença da imprensa, de funcionários da Casa Legislativa, do público, além da disponibilização de transmissão ao vivo no Youtube da Câmara. A Reunião contou com quórum completo, com todos os vereadores presentes.
Após a leitura da ata da Sessão anterior, tiveram início as falas na Tribuna. Quatro dos nove vereadores fizeram uso do tempo à disposição. Em ordem, discursaram: Diego Ribeiro, Marlon Tulio, Edirlei Júnior (Juninho de Edirlei) e Marcos Antônio (Kito Bicalho). Entre os destaques estiveram a Cavalgada Municipal, a realização de palestras na Câmara de conscientização à Segurança do Trabalho e ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de pedidos de apoio para a votação de indicações apresentadas.
Foram aprovadas as 73 indicações, com autoria de todos os vereadores, votadas de maneira conjunta, em bloco. Entre as solicitações, limpeza nos bairros e comunidades; construções de praças, de muros de contenção; melhorias de iluminação pública, entre muitos outros temas relevantes. Confira a íntegra das indicações no link a seguir:
Na sequência, foram aprovadas 3 (três) pautas, sendo 2 (dois) Projetos de Lei e 1 (um) Projeto de Resolução. Os projetos aprovados são:
Projeto de Lei n° 08/2025: “Faz denominação à Escola Municipal de Tempo Integral e dá outras providências.” – Autoria do Vereador Marcos Antônio Bicalho (Kito).
O projeto denomina a Escola de Tempo Integral situada na comunidade de Santa Rita de Pacas, com o nome de “Maria Eunice Moreira Bicalho”, popularmente conhecida como Nicinha, em forma de homenagem à ex-profissional de ensino do município.
Projeto de Lei n° 13/2025: “Dispõe sobre a autorização para abertura de créditos especiais e dá outras providências.” – Autoria do Executivo Municipal
O projeto visa a abertura de crédito especial para atender despesas com serviços médicos. Devido a uma consulta no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), determinando que todas as despesas com médicos contratados sejam consideradas despesas de pessoal e não mais prestação de serviços, sendo assim necessário alterar a dotação orçamentária onde são realizadas essas despesas.
Projeto de Resolução n° 02/2025: “Concede Título de Honra ao Mérito à jovem Marcela Vitória Gomes de Souza pela conquista do título de Campeã Mineira de Judô e pelo terceiro lugar no Campeonato Brasileiro realizado na Bahia.” – Autoria do Vereador Flávio Silva (Flavinho Terra Branca)
O projeto reconhece e valoriza as iniciativas que promovem o esporte e o desenvolvimento no município, instituindo a entrega do título, à jovem Marcela Gomes, em Reunião Solene da Câmara Municipal.
A íntegra da Reunião Ordinária está disponível no Youtube da Câmara, através do link:
https://www.youtube.com/live/Prkt7DKf7gU?si=Jpgay0k2OmNum6LP
Assessoria