Seja bem vindo, hoje é 27 de junho de 2026

Parceiros do Rede Repórter

• São Gonçalo do Rio Abaixo investe mais de R$ 760 mil na restauração de igrejas históricas

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo anunciou, nesta sexta-feira (26), a assinatura de três ordens de serviço para a execução de obras de restauração e conservação em importantes patrimônios religiosos do município. O investimento total nas intervenções é de R$ 761.591,54 e reforça a política de preservação da memória, da cultura e da identidade histórica são-gonçalense.

A cerimônia de assinatura ocorreu no gabinete do prefeito Raimundo Nonato Barcelos, o Nozinho, e contou com a participação do secretário municipal de Obras, Diego Henrique Barcelos, da secretária municipal de Cultura, Cecília Aparecida de Assis Fonseca, além de representantes da empresa responsável pela execução dos trabalhos.

As obras contemplam três importantes frentes de atuação no patrimônio religioso local: a restauração e conservação da Igreja Matriz de São Gonçalo, a pintura externa da Igreja Nossa Senhora do Rosário e a recuperação da pintura do forro da capela-mor da Igreja Matriz.

Segundo a administração municipal, as intervenções serão executadas pela empresa Grupo Oficina de Restauro Ltda., especializada em preservação patrimonial, com acompanhamento de fiscalização técnica durante todas as etapas dos serviços, garantindo o respeito às características arquitetônicas e históricas dos imóveis.

Para o prefeito Nozinho, investir na preservação dos patrimônios históricos significa manter viva a história do município e fortalecer a identidade cultural da população.

“Nosso patrimônio conta a história da nossa cidade. Preservar esses espaços é respeitar nossas raízes, nossa fé e nossa cultura, além de deixar esse legado para as futuras gerações. É um investimento que valoriza a identidade do povo são-gonçalense”, afirmou.

A secretária municipal de Cultura, Cecília Fonseca, destacou a importância das obras para a preservação da memória coletiva e para a valorização dos bens históricos locais.

“Essas obras representam um importante trabalho de conservação do nosso patrimônio histórico e cultural. Cuidar dessas edificações é preservar a memória da nossa cidade e garantir que esse legado permaneça para as próximas gerações”, ressaltou.

Com os novos investimentos, a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo reafirma o compromisso com a proteção e valorização do patrimônio histórico, cultural e religioso do município, promovendo a conservação de espaços que representam a história, a fé e a identidade da comunidade.

Parceiros do Rede Repórter