Uma adolescente e um pastor morreram depois de serem arrastados pela correnteza do rio Guandu, em Nova Iguaçu (RJ), no domingo (26). Hendiel Rane Estevão de Oliveira Domingos, de 16 anos, e Edmilson Melo, que não teve a idade divulgada, haviam acabado de participar de uma cerimônia de batismo no rio.
A Igreja Evagélica Apostólica do Km 33, em que Hendiel congregava e Edmilson trabalhava, lamentou a morte dos dois e narrou o ocorrido em uma nota compartilhada nas redes sociais.
“Realizamos uma cerimônia de batismo por volta das 10h. Não houve nenhum incidente durante o cumprimento desse evento religioso”, diz o comunicado.
Segundo a instituição, o afogamento dos dois aconteceu depois do batismo, quando Hendiel decidiu nadar no rio Guandu. “Pouco tempo depois que boa parte dos membros já havia chegado à sede de nossa igreja, soubemos que o pastor Edmilson de Melo permaneceu no local com um grupo de pessoas. Hendiel, que estava acompanhada de sua mãe, banhava-se nas águas do rio, o que é uma prática comum nessa região em períodos de muito calor. No entanto, acabou sendo levada pela correnteza”, afirma a nota.
A nota detalha que “de acordo com o depoimento da mãe de Hendiel, o pastor Edmilson, mesmo sem saber nadar, tentou resgatá-la, mas também sofreu afogamento”. Depois disso, um grupo de fiéis voltou para o local para tentar resgatar os dois. O comunicado informa que o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro foi acionado às 11h50.
O corpo de Hendiel foi encontrado pelas equipes dos bomeiros às 14h15. Já Edmilson só foi encontrado no dia seguinte. Os dois foram sepultados nessa terça-feira (28), no Rio de Janeiro.
Itatiaia