Animal picou um menino de 3 anos, em Nova Lima. Vídeo de alerta publicado pela mãe da criança já teve mais de 2,4 milhões de visualizações. Aranha-armadeira é encontrada dentro de caixa de brinquedo de criança na Grande BH A aranha-armadeira é uma das mais venenosas do mundo, encontrada geralmente em ambientes úmidos e escuros e em plantas como bananeiras, palmeiras e bromélias. Mas, recentemente, o bicho foi parar dentro da caixa de brinquedos de um menino de três anos, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A mãe de Theo Henrique, a dona de casa Ellen Martins, de 25 anos, relatou o caso nas redes sociais e publicou um vídeo com imagens do animal para alertar outros pais sobre o perigo (veja acima). A gravação já teve mais de 2,4 milhões de visualizações. “Foi por volta das 20h. Meu filho estava brincando e, de repente, gritou e falou que um bicho picou o dedo dele. Ele começou a chorar muito.
Fomos para o hospital, e ele começou a ficar muito vermelho, com o corpo todo manchado, e sentindo muita dor”, contou Ellen. O avô do garoto conseguiu pegar a aranha e a guardou em um pote para mostrar ao médico. O profissional avaliou os sintomas e recomendou que a criança tomasse remédio para dor e um antialérgico. “Observei a noite inteira, e o Theo ficou bem. No dia seguinte procuramos e achamos outra aranha igual, já morta. Nosso quintal é cimentado, mas tem uma plantação de bananeira”, disse Ellen.
“Quando se sente ameaçada, ela apresenta uma posição de ataque, em que levanta as patas dianteiras e se apoia nas traseiras. É uma das mais perigosas do mundo”, explicou a bióloga e professora do UniBH Fernanda Raggi. Segundo a especialista, abril e maio são os principais meses de reprodução do animal, mas ele pode ser encontrado também em outras épocas do ano. Ao se levantar, armadeira mostra os ferrões para afastar a ameaça Marlon Oliveira/VC no TG O veneno da aranha-armadeira pode ser letal, principalmente em crianças. Por isso, em caso de picada, a recomendação é procurar uma unidade de saúde imediatamente. Um soro antiaracnídico produzido pelo Instituto Butantan neutraliza o veneno em circulação e é indicado para o tratamento de pacientes moderados e graves. De acordo com a bióloga, para prevenir picadas da aranha, não adianta dedetizar o ambiente – pelo contrário, a medida não é indicada.
“A dedetização vai matar insetos que serviriam de alimento para as aranhas, então, elas vão acabar vindo para nossas casas ainda mais. O ideal, para quem mora perto de matas, é usar tela, vedação de porta, sempre sacudir a roupa de cama antes de dormir e também roupas e calçados”, afirmou. Tratamento de disfunção erétil Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desenvolvem uma pesquisa que busca utilizar o veneno da aranha-armadeira no tratamento da disfunção erétil. O estudo resultou em uma molécula com propriedades promissoras para a criação de um gel capaz de favorecer a ereção. UFMG identifica veneno de aranha com potencial para tratar disfunção erétil; entenda Em teste-piloto, realizado em homens e mulheres, os pesquisadores observaram que a aplicação da molécula na pele resulta na vasodilatação e no aumento do fluxo sanguíneo local. O mesmo ocorreu em experimentos anteriores com camundongos.
FONTE: G 1