Seja bem vindo, hoje é 27 de novembro de 2024

Audiência Pública discute impactos da poluição atmosférica gerada pela mineração em Itabira.
Audiência Pública discute impactos da poluição atmosférica gerada pela mineração em Itabira.
Parceiros do Rede Repórter

• Audiência Pública discute impactos da poluição atmosférica gerada pela mineração em Itabira.

A Comissão Permanente de Mineração da  Câmara Municipal de Itabira realizou na noite desta terça-feira, 21 de novembro, audiência pública para discutir os impactos da poluição atmosférica gerada pela mineração em Itabira.

Atendendo o requerimento nº 182/2023 de autoria dos vereadores Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB) e  Bernardo Rosa (Avante). A Mesa Solene foi composta pelos seguintes membros:  Vereadores Bernardo Rosa (Avante), Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB), Denes Lott – Secretário de Meio Ambiente, Fabiana Marques Machado Lima,  representando a secretaria de saúde, Maria da Conceição Leite Andrade, representando a Cáritas Diocesana, Leonardo Ferreira Reis, representando o Comitê Popular dos Atingidos por Mineração e Lucas Nasser, representando o Gabinete de Crise da Sociedade Civil. A solenidade contou com a participação dos vereadores Júlio César de Araújo “Contador” (PTB) e Sebastião Ferreira Leite (Patriota).

A audiência surgiu em um momento de intensa discussão sobre os prejuízos ambientais decorrentes da exploração mineral em Itabira. Recentemente, a Vale chegou a pedir ao grupo de monitoramento do Conselho Municipal de Meio Ambiente – Codema  para extrapolar os índices de qualidade do ar por três vezes ao ano. No entanto, a ideia encontrou resistência de vários agentes envolvidos no tema, e a própria mineradora voltou atrás na proposta.

Segundo o vereadores autores Bernardo Rosa (Avante) e Weverton Andrade “Vetão” (PSB), ‘’ Essa audiência pública teve como objetivo proporcionar uma discussão aberta da temática, estamos promovendo a audiência com todos os envolvidos, visando apresentar um conjunto de propostas que serão implementadas por projetos de lei, políticas públicas e ações do setor privado. É importante frisar que é recorrente a preocupação da população diante do aumento dos poluentes que permanecem na atmosfera por um longo período de tempo, o que leva a alterações físicas no ambiente, comprometendo a qualidade do ar e acarretando até mesmo consequências ainda mais graves e devastadora em longo prazo, como mudanças climáticas que podem colocar em risco a qualidade de vida de nossa população e problemas de saúde pública.’’

Assessoria

Parceiros do Rede Repórter