O embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, confirmou que nenhum brasileiro está na nova lista de estrangeiros autorizados a cruzar a fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito nesta terça-feira (7), quando o conflito entre Israel e Hamas completa um mês.
Ao todo, 605 pessoas foram autorizadas a passar pelo posto fronteiriço de Rafah. Confira as nacionalidades: Alemanha (159), Canadá (80), França (61), Filipinas (46), Moldávia (51), Reino Unido (2), Romênia (104) e Ucrânia (102).
Esta será a quinta abertura para a saída de estrangeiros e pessoas com dupla nacionalidade impedidas de deixar o enclave palestino desde o início da guerra de Israel contra o grupo terrorista Hamas, que controla o território.
Israel no comando
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta segunda-feira (6) que seu país assumirá “a responsabilidade geral pela segurança” em Gaza após a guerra com o Hamas, na qual descartou “um cessar-fogo geral”.
“Israel terá, por um período indefinido, a responsabilidade global pela segurança”, disse ele em entrevista à rede de televisão americana ABC.
“Vimos o que aconteceu quando não a temos. Desde que não assumimos a responsabilidade pela segurança, testemunhamos a erupção do terror do Hamas numa escala que não poderíamos imaginar”, acrescentou.
R 7