A Casa das Artes recebeu oficialmente o nome do ex-prefeito e comerciante, Manoel Gonçalves Moreira Júnior – Nezito. O projeto de Lei nº 08/2024 foi votado e aprovado pela Câmara de Vereadores na última semana e será sancionado pelo Executivo.
Com a sanção, a Casa das Artes recebe o nome de Manoel Gonçalves Moreira Júnior – Nezito, antigo morador da edificação que abrigava também o armazém de secos e molhados – Casa para Todos, tradicional comércio da cidade durante muitas décadas. Uma homenagem a um protagonista da história são-gonçalense.
O local foi totalmente reformado pela Prefeitura e se torna mais uma referência cultural na cidade. A Casa abriu suas portas ao público com a exposição “Diante da Imagem, Diante do Tempo: a História de São Gonçalo do Rio Abaixo”, a qual apresenta muito da história de Nezito, sua família e seu comércio, além de contextos importantes da cidade ao longo de 61 anos de emancipação e muitos outros de formação do vilarejo.
A Casa também já realizou seu primeiro Sarau com a apresentação do Coral da Abeviti e oferecerá outras atividades nos próximos meses.
Nívia Leles/Acom/PSGRA