Seja bem vindo, hoje é 25 de abril de 2024

Casa desaba e idoso fica ferido embaixo dos escombros, em Campina Grande
Casa desaba e idoso fica ferido embaixo dos escombros, em Campina Grande
Casa desaba e idoso fica ferido embaixo dos escombros, em Campina Grande
Parceiros do Rede Repórter

• Casa desaba e idoso fica ferido embaixo dos escombros, em Campina Grande

Um idoso de 65 anos ficou ferido após sua casa desabar e cair em cima dele, no bairro das Malvinas, em Campina Grande, no final da manhã desta sexta-feira (27). Vizinhos estavam se mobilizando para arrecadar recursos que seriam destinados à construção de um quarto, no mesmo terreno, porque a estrutura da casa já ameaçava cair.

De acordo com Luiz Gomes, irmão de “Seu Manoel”, como era conhecido, ele estava na parte do quarto, próximo a um guarda-roupas, quando a estrutura desabou em cima dele, que chegou a ficar preso nos escombros.

Os vizinhos acionaram o Corpo de Bombeiros, que logo chegou ao local, e contou com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O idoso foi levado para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.

Manoel Gomes chegou a desmaiar quando foi atingido pelo teto que desabou, mas recuperou a consciência quando foi retirado debaixo dos escombros. Ele estava com alguns ferimentos na cabeça e em algumas partes do corpo.

Conforme Luiz Gomes, os vizinhos teriam se juntado a ele para conseguir recursos financeiros, que estavam sendo utilizados para a construção de um “quartinho”, no mesmo terreno, na parte da frente da casa, porque já imaginavam que a casa poderia desabar.

A casa em que o idoso morava fazia parte, segundo o irmão dele, da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), e foi adquirida por meio de um financiamento conjunto da Caixa Econômica e do Governo do Estado.

A família lutava por uma indenização na Justiça, assim como outros moradores do mesmo bairro tentaram e conseguiram, para realizar uma reforma ou até construir uma nova moradia.

“Faz uns 8 anos. Uma parte do pessoal recebeu, mas a gente não recebeu. Vimos que já estava correndo risco, então fizemos uma vaquinha pra ajudar e fazer um localzinho pra ele. Como a indenização não saiu, paramos a construção. Estávamos construindo com a ajuda do pessoal”, relatou.

O irmão também contou que chegou a chamar o idoso para a casa dele, mas ele recusou porque não queria perder sua independência.

“Já faz uns 15 anos que a gente vem ajeitando, mas chegou uma época que não deu mesmo para segurar”, ressaltou Luiz, sobre as condições da estrutura da casa, que foi comprada há 34 anos.

A reportagem entrou em contato com a Cehap, para entender a situação da residência do idoso e compreender o pedido de indenização, no entanto, não obteve respostas até a publicação desta matéria.

Parceiros do Rede Repórter