Tatiana Santos/radiopontal.com.br
Eles fazem de cada clique um registro dos melhores momentos. Sim, estamos falando dos profissionais da fotografia. E neste 8 de janeiro é comemorado o dia aqueles que sempre estão ávidos pelos melhores ângulos e que têm como companheiras inseparáveis as suas lentes. Um dos representantes desta profissão é o itabirano Alexandre Rocha. Ele, que já fotografou campanhas, atua na área há um bom tempo, tem até trabalho internacional em seu portfólio. Sua especialidade são os casamentos e gestantes.
Mas, se engana quem imagina que o profissional já começou com a faca e o queijo na mão. Alexandre conta que se inseriu na fotografia ao ficar desempregado. Na ocasião, a esposa fotografava, e começou a ensiná-lo algumas técnicas. Foi quando resolveram se juntar nessa área para ambos aprenderem juntos e se ajudarem. Ele começou com a edição de fotos e ela com a fotografia. Alexandre pensou: “Vamos juntar o útil ao agradável. Os anos foram passando, eu fui aprendendo a fotografar também, e aí acabou que o jogo virou”. O primeiro filho do casal nasceu e exigiu mais da esposa. Foi aí que o então editor começou a olhar a atividade com mais responsabilidade e passou a ser o fotógrafo principal na dupla.
Oportunidade de ouro
De lá para cá, com muito trabalho e esforço, o fotógrafo conquistou uma oportunidade de ouro, sonho de vários profissionais: registrar um casal de noivos em Paris, na França. O feito aconteceu há cerca de dois anos e aconteceu a partir de um contato que ele teve com a noiva de lá.
“Entrei em contato com ela, a gente conversou, fechou essa parceria. Foi surreal, uma experiência que eu nunca imaginei na minha vida, de não só estar fotografando um casal lá, mas toda a arquitetura, toda a beleza que Paris nos proporciona”, se empolga. Para ele, foi uma oportunidade que agregou muito valor ao seu trabalho. Apesar de se encantar com a natureza e suas belezas, o profissional diz apreciar fotografar pessoas, pelo fato de conseguir se aproximar, criar relacionamentos, proximidade, criar afetos. Até mesmo entender a personalidade do fotografado e trazer essa identidade para a imagem na foto.
Dicas de quem já tem bagagem
Para aqueles que estão começando agora nesta área, Alexandre aconselha que as pessoas encontrem sua identidade para aplicá-la na profissão. “Ache a sua personalidade na fotografia. Consiga fazer com que você traga a sua essência na fotografia. E não desista. Eu sei que os primeiros passos são complicados, mas sempre mantenha o foco onde você quer chegar”, orienta. Ele também recomenda a qualidade do serviço como prioridade: “Sempre fazendo com excelência, nunca deixe o seu cliente insatisfeito. Sempre o deixe com total satisfação no seu trabalho. Faça com excelência o seu trabalho para você alcançar outro trabalho, outros méritos. Foi assim que aconteceu comigo. Eu sempre estudei. Nunca deixe de estudar também”, acrescenta.
Alexandre se diz grato por tudo que seu trabalho proporcionou nesses anos de atuação: liberdade para poder viajar, realizar vários trabalhos fora de Itabira e permitir cuidar de sua família por meio da arte de produzir imagens com o olhar do coração.