Familiares, amigos e autoridades de segurança pública já marcam presença no Colégio Santa Marcelina, no bairro São Luiz, região da Pampulha, em Belo Horizonte. No local ocorrerá o velório dos quatro bombeiros militares, do médico e do enfermeiro que morreram na queda do helicóptero Arcanjo 04, no fim da última sexta-feira. O início do velório conjunto está marcado para 10h.
Os familiares das seis vítimas estão reunidos em uma das portarias da escola. Alguns deles, em meio a lagrimas, se abraçaram e se consolaram. Na porta há ambulâncias do Samu e dos Bombeiros e viaturas da Polícia Militar de Minas Gerais e da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte. Quatro dos corpos chegaram ao local por volta de 8h, enquanto outros dois chegaram pouco após as 9h.
O governador Romeu Zema e o vice Mateus Simões devem participar da cerimônia. Ao chegar, o chefe do executivo mineiro vai se reunir com as famílias das vítimas. O governo do Estado determinou luto oficial de três dias devido à tragédia.
O acidente
Um helicóptero do Corpo de Bombeiros caiu, no fim dessa sexta-feira (11 de outubro), em uma área de serra na cidade de Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais. Seis pessoas – quatro militares dos Bombeiros, um médico e um enfermeiro do Samu – estavam na aeronave no momento do acidente.
A tragédia aconteceu poucas horas após um avião que era utilizado no combate a incêndios florestais cair na mesma cidade. A aeronave participava, na hora da tragédia, da operação de resgate de outro acidente aéreo ocorrido horas antes, envolvendo um avião Air Tractor que atuava no combate a incêndios.
Após a atuação no acidente do avião, o helicóptero teria pousado no trevo de Ouro Preto, onde teria ficado aguardando a melhoria das condições climáticas para decolar. Entretanto, algum tempo depois, a aeronave teria decolado, desaparecendo em seguida.
Diante da situação, uma operação foi montada com 84 pessoas realizando buscas em toda a região. Após 12h de trabalho, o helicóptero foi encontrado caído em uma área íngreme na serra de Ouro Preto. Nos destroços foram encontrados os corpos dos seis tripulantes.
otempo.com.br