Tatiana Santos/radiopontal.com.br
O inverno iniciou oficialmente no dia 20 de junho e vai até 22 de setembro, mas até lá, muitas pessoas sentirão na pele a falta de uma peça de roupa para se aquecer. Para amenizar um pouco o sofrimento de algumas famílias, o Grupo de Fraternidade Espírita Manoel Soares, localizado em Itabira, está realizando uma campanha do agasalho. As doações vão até o dia 7 de julho e serão repassadas a 200 famílias necessitadas.
O coordenador de assistência social da entidade, Deoclésio Ferreira de Matos, detalha sobre a ação, que segundo ele, surgiu pela demanda da estação, do frio que Itabira vivencia. De acordo com o coordenador, há duas centenas de famílias assistidas diretas e indiretas pela entidade, mas o objetivo da campanha é ampliar a mobilização e atender ainda mais famílias que precisam, “porque a casa é aberta a qualquer necessitado que nos procura”, assegura.
Por isso, quem puder fazer doações, que abrace a causa. O Grupo de Fraternidade está arrecadando: agasalhos (quaisquer roupas de frio), meias, cobertores, material de cama. Além disso, a entidade também está pedindo a doação de leite para as crianças das famílias atendidas, e ainda, fraldas, principalmente as geriátricas, para serem destinadas ao Lar de Ozanam.
Centenas de atendidos
Os donativos da campanha do agasalho serão repassados não apenas aos assistidos da cidade. “Atendemos tanto Itabira quanto os distritos e outras regiões também que nos procuram. Então, essa época de frio está voltada à campanha, está voltada à arrecadação que é para distribuir para a população carente e aquecer um pouco o coração e o frio das pessoas”, destaca Deoclésio.
O coordenador esclarece que as mais de 200 pessoas atendidas têm um cadastro na Fraternidade. Elas procuram a entidade, que faz uma espécie de sindicância, onde se identifica onde a família mora, quantas pessoas residem na casa, quantidade de alimento ou outro donativo que a família necessita. “O grupo é uma fraternidade espírita. Ele é fundamental na fraternidade e na caridade. Então, o fundamento principal da casa é a caridade, a assistência aos necessitados, tanto na parte material quanto na espiritual”, finaliza Deoclésio.
Pontos de arrecadação
Há diversos postos de arrecadação em Itabira: Supermercado Nova Europa, Sacolão Feira Nova, Dominante Calçados, Cartório do 3º Ofício, Supermercado Tia Lia, e na própria Fraternidade Manuel Soares. Quem preferir, pode enviar o valor via PIX, entrando primeiramente em contato com algum dos coordenadores: Ariella (99603-0360) ou Jean (98868-1179).
O que é o grupo
O Grupo de Fraternidade Espírita Manoel Soares é uma casa que foi fundada em 1978 em Itabira. Atrás dos preceitos da doutrina espírita baseada na codificação de Allan Kardec, o grupo é voltado à fraternidade e a prática da caridade, atendendo as necessidades das pessoas, da comunidade e levando os ensinamentos do Evangelho de Jesus Cristo. Atualmente, há aproximadamente 100 integrantes diretos, ou seja, que trabalham na casa, e mais de uma centena de pessoas que colaboram com o grupo. A casa realiza campanhas fixas, como doação de cestas básicas, indicação ao mercado de trabalho e inúmeros outros projetos, inclusive, de socorro espiritual.