O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), sofreu uma parada cardiorrespiratória na noite dessa terça-feira (25/3), às 22h, e está internado em estado grave no Hospital Mater Dei.
Segundo boletim médico divulgado nesta quarta-feira (20/3), ele foi reanimado, mas evoluiu para um quadro de choque cardiogênico, necessitando de “doses elevadas de drogas vasoativas e inotrópicas”.
Ainda segundo as informações, Fuad está em respiração controlada por aparelhos, mantendo a pressão arterial por meio de medicamentos e apresenta insuficiência renal aguda.
Aos 77 anos, Fuad está afastado do cargo desde 3 de janeiro para tratamento de saúde. Ele foi internado inicialmente para tratar um quadro de insuficiência respiratória aguda, tendo sua licença renovada por seis vezes consecutivas. No dia 17 de março, a equipe médica havia informado que ele seria transferido para a unidade Mater Dei Santo Agostinho para realizar exames específicos.
Esta é a quarta internação de Fuad desde o dia 23 de novembro do ano passado. Ao longo do período, o prefeito precisou ser entubado duas vezes e passou por uma traqueostomia.
Fuad Noman foi reeleito no segundo turno e passou a campanha aliando os compromissos eleitorais com o tratamento contra um linfoma não-hodgkin. Já vitorioso no pleito e com o câncer vencido, o pessedista passou por complicações de saúde relacionadas ao tratamento oncológico.
O prefeito foi internado entre 23 e 28 de novembro com dores nas pernas causadas por uma neuropatia periférica; entre 6 e 14 de dezembro voltou à UTI para tratar sinusite e pneumonia; e entre 19 e 23 de dezembro, o prefeito deu nova entrada no Mater Dei, esta feita para tratar um quadro de diarreia e sangramento intestinal.
Estado de Minas