O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou nesta terça-feira (13) na Base Aérea de Brasília para sua primeira viagem internacional neste segundo ano de mandato. A previsão é que ele chegue à Ilha do Sal, em Cabo Verde, ainda hoje à noite. De lá, segue para o Cairo, no Egito, onde deverá pousar na quarta-feira (14). O petista permanecerá por dois dias no país e se reunirá com o presidente egípcio Abdul Fatah al-Sisi.
Conforme adiantou o Ministério das Relações Exteriores, os temas a serem discutidos incluem mudanças climáticas, ciência e tecnologia. A guerra entre Israel e o Hamas, que completou quatro meses no último dia 7, também estará na agenda. As forças de Tel Aviv têm intensificado ataques no território palestino desde sexta-feira (9). O Itamaraty, em nota publicada nesta terça-feira, manifestou preocupação com a notícia do preparo de uma ofensiva militar israelense na Faixa de Gaza.
O Egito desempenhou um papel crucial na retirada de cidadãos brasileiros do território palestino durante a guerra. Entre novembro e dezembro, 111 pessoas atravessaram a fronteira de Rafah com o Egito e embarcaram em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) em uma grande operação de repatriação.
No encontro com Fatah al-Sisi, Lula também deve assinar acordos bilaterais nas áreas de bioenergia e ciência, tecnologia e inovação. A natureza dessas resoluções ainda não foi detalhada pelo Itamaraty. Esta será a segunda visita de Lula ao Egito como presidente da República, a primeira ocorreu em 2003, durante seu primeiro mandato.
Itatiaia