Um vídeo que viralizou no último domingo (29/9) mostra um homem, não identificado, lutando por sua vida ao ser atacado por uma sucuri enquanto nadava em um rio na região de Terra Santa, no Pará. Veja:
Pelas imagens, é possível ver a serpente se enrolando em torno do corpo da vítima. Pessoas ao redor tentaram ajudar, puxando o animal pela cauda, na tentativa de libertar o homem do ataque. Em um momento de desespero, o sujeito morde a sucuri e a força a liberá-lo.
Logo após, homens no local conseguiram retirar a sucuri da água, segurando-a pela cabeça. Não foram divulgadas notícias sobre o estado de saúde da vítima após o ataque.
Sucuris não possuem veneno
A serpente, conhecida também como anaconda, é uma das maiores do mundo e pode ultrapassar os oito metros de comprimento e pesar mais de 200 quilos. Apesar do porte, a sucuri não é venenosa e utiliza de força bruta para capturar suas presas.
Seu método de ataque é sufocar a vítima, envolvendo seu corpo e apertando até que sua presa não possa respirar. Então, a sucuri engole sua ‘refeição’ inteira.
Encontrada em áreas de rios e igarapés da Amazônia, ataques a humanos vindos da serpente são extremamente raros e, geralmente, ocorrem apenas em situações de defesa, quando a sucuri se sente ameaçada.
Estado de Minas