O Diamond Mall, localizado na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, foi fechado na noite desta quarta-feira (20/11) devido a um incêndio no quarto andar, inaugurado no último dia 7. O novo espaço abriga uma ala de lojas de luxo, incluindo marcas renomadas como Dolce&Gabbana, CH Carolina Herrera, Emporio Armani e Chanel.
Os bombeiros confirmaram que o incêndio não ocorreu no restaurante japonês, como inicialmente informado, mas em um local destinado ao acondicionamento de materiais. A equipe de emergência suspeita que o fogo tenha sido provocado por um curto-circuito. Não houve vítimas, e o incêndio foi rapidamente controlado pelos brigadistas do shopping antes da chegada das equipes de resgate, segundo a corporação.
Um duto de plástico foi instalado para direcionar a fumaça para fora do shopping. O cheiro de queimado era evidente e se espalhava por todo o quarteirão, tomando conta da área ao redor do shopping.
Houve movimentação intensa dos seguranças para evacuar o local em decorrência do risco de explosão. A reportagem do Estado de Minas esteve no local e flagrou funcionários correndo com documentos. “Não podemos correr o risco de perder documentos da empresa”, disse Evandro Quinteto, contador de uma loja do quarto andar.
Um taxista que estava no ponto no momento do incidente, mas se recusou a se identificar, relatou ter visto uma grande correria e mencionou que o shopping estava bastante cheio.
Clientes foram retirados do shopping às pressas. Quem tinha veículos no último piso enfrentou dificuldades, pois o acesso foi bloqueado pelos seguranças. O trânsito na Olegário Maciel, no sentido da Rua Timbiras para o shopping, foi interrompido.
Uma das ruas laterais do Diamond Mall, a Bernardo Guimarães, teve o tráfego bloqueado para acomodar veículos do Corpo de Bombeiros.
“Estava no cinema por volta das 19h15 quando, de repente, a porta ao lado da tela se abriu e alguém gritou algo que não consegui entender. Imediatamente, todos começaram a correr em direção à saída de emergência, localizada no fundo da sala. A evacuação foi confusa e desordenada. Ao sairmos, nos deparamos com uma densa fumaça e o forte cheiro de queimado. Um segurança informou que o incêndio estava controlado e nos orientou a seguir para o estacionamento. A saída foi demorada, mas a cancela foi finalmente liberada. Fui para o estacionamento, mas voltei logo em seguida porque havia esquecido meu celular”, relatou o engenheiro Fernando Aurélio, de 45 anos.
Por meio de nota, o Diamond Mall informou que o incidente ocorreu em uma loja vaga no piso L4, “sendo imediatamente contido”. “Não houve maiores consequências. Por medida de segurança, o shopping foi evacuado e retornará ao funcionamento normal amanhã, 21/11”.
Estado de Minas