Tatiana Santos/radiopontal.com.br
Itabira inaugurou o posto avançado de coleta de sangue do Hemominas no Hospital Carlos Chagas (HCC). A oficialização aconteceu nesta quarta-feira (15/05) e representa uma grande conquista para o município, além de incentivar a doação de sangue na cidade e na região.
De acordo com o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, o posto servirá pelo menos 27 municípios da Gerência Regional de Saúde.
São mais de R$700 mil em aportes do município em equipamentos. “Itabira ganha muito e a saúde pública de Itabira ganha muito. A cidade que naturalmente tem um posto de coleta como este vai também ter mais facilidades naturalmente na reposição do seu banco de sangue, dos seus pacientes”, descreveu o chefe do Executivo.
Incentivo à doação
Ainda conforme o prefeito, há vários grupos de doadores voluntários no município que se encaminham até a capital para fazer a coleta de sangue. Dentre eles, Marco Antônio destacou o grupo Doe Vida, que desenvolve um trabalho de organização semanal de doações. Grupo este, que desde o início tem incentivado a vinda do posto para Itabira.
Com a unidade, as pessoas evitarão o deslocamento longo e os gastos com alimentação. “Então, além do conforto para quem já doa sistematicamente, vai aumentar muito o número de doadores, com certeza”, garantiu.
Protaginismo
Para o diretor do HCC, Flaviano Ventorim, a abertura do espaço traz a Itabira um protagonismo em hemoterapia, pois proporciona à população da região a oportunidade da doação sem necessidade de sair do município e até ser polo regional. “Um serviço como esse de hemoterapia tem amplitude regional. Então, faz com que a microrregião passe a direcionar os doadores de sangue aqui para Itabira, o que melhora ainda mais a escala de produção do hospital”, declarou. Com a unidade, o HCC passa a ser cada vez mais importante para a região.
Segundo o diretor, toda a equipe já está treinada, e o atendimento começa na próxima semana. “Já está tudo alinhado com o Hemominas. Agora é só a população começar a procurar para doar sangue”, finalizou.