Seja bem vindo, hoje é 25 de junho de 2026

Parceiros do Rede Repórter

• Jaques Wagner anuncia saída da liderança do governo no Senado após reunião com Lula

senador Jaques Wagner (PT-BA) anunciou nesta quarta-feira (25) que deixará a liderança do governo no Senado. A decisão foi divulgada nas redes sociais após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realizada no Palácio da Alvorada. Segundo o parlamentar, a saída foi definida em comum acordo com o presidente durante uma conversa que classificou como uma reunião entre amigos.

Em publicação nas redes sociais, Wagner afirmou que sua prioridade neste momento será a defesa diante das investigações em curso e a atuação política nas eleições de 2026. O senador declarou que pretende se dedicar à sua campanha de reeleição, além de trabalhar pela reeleição do presidente Lula e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). Também citou o apoio à candidatura do ministro da Casa Civil, Rui Costa, ao Senado.

A decisão foi tomada uma semana após Jaques Wagner ser alvo da nona fase da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal, que investiga suspeitas de favorecimento ao Banco Master. Segundo os investigadores, o senador teria atuado em pautas de interesse da instituição financeira no Congresso Nacional e recebido vantagens indevidas. Wagner nega as acusações e afirma que provará sua inocência.

Nos últimos dias, a permanência do parlamentar na liderança do governo vinha sendo discutida nos bastidores do Palácio do Planalto e do PT, diante da avaliação de que o caso poderia gerar desgaste político para o governo às vésperas da disputa eleitoral de 2026.

Com a saída de Jaques Wagner, o governo agora deverá iniciar as articulações para definir quem assumirá a liderança governista no Senado. Até o momento, o Palácio do Planalto não anunciou um substituto para o cargo.

Parceiros do Rede Repórter