Seja bem vindo, hoje é 29 de novembro de 2024

Jornada do Patrimônio Cultural apresentará  os caminhos são-gonçalenses
Jornada do Patrimônio Cultural apresentará  os caminhos são-gonçalenses
Parceiros do Rede Repórter

• Jornada do Patrimônio Cultural apresentará os caminhos são-gonçalenses

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo participa da 9ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). As ações vão de 12 a 30 de setembro. As inscrições para o evento podem ser realizadas pelo Sympla.

De acordo com o Setor de Patrimônio Cultural, a cidade realizará três ações voltadas à Jornada. As ações começam dia 12, próxima terça-feira, com palestra de formação, cujo tema é “O caminhar pela arte- São Gonçalo do Rio Abaixo, olhares pelas artes do tempo”. Nesta serão apresentados elementos da história da arte produzida na cidade, abarcando desde o período paleolítico ao neolítico, ao barroco e rococó mineiro em especial através da produção do escultor Vieira Servas, até a arte contemporânea que compõe os quadros do Centro Cultural.

No dia 16, será realizada a atividade “Uma cartografia Afetiva em geotinta as terras e lugares de São Gonçalo do Rio Abaixo”. A ação engloba vista ao Sítio Arqueológico da Demanda, Pátio do Congado do Fernandes, Fazenda Brejaúba, Museu Natural do Pat do Bico Comprido e Areias Coloridas. Produzindo um mapa afetivo, através de elementos das vivencias histórias e memórias produzidas nas visitas guiadas pelo município em especial no sitio Arqueológico.

No dia 30, haverá um teatro a céu aberto, com a ação “São Gonçalo Caminha com a sua História: A cidade vira um palco”. A partir de uma caminhada pelo centro histórico da cidade, os moradores irão encontrar pequenas cenas que retratarão acontecimentos e personagens de memória que marcam os locais históricos e mergulharão nas narrativas que compõe a identidade do município, em especial de personagens como o Padre João, Professor Josef Blonsky, Dona Lilinda, professora Henriqueta Rubim, Dona Benê, entre outros. A visa através de uma caminhada aguçar a memória que compõe o nosso centro histórico por meio do teatro.

Arquivo/Setor de Patrimônio/PSGRA

Parceiros do Rede Repórter