Tatiana Santos/radiopontal.com.br
O dia 25 de janeiro foi muito especial para diversas participantes da terceira edição do evento ‘Kaffa & Poder’, promovido em Itabira pelo Box da Nêga. O evento teve o objetivo de reforçar a autoestima e a identidade negra, e contou com trocas de experiências, palestras, estratégias para impulsionar negócios, compartilhamento de informações gerais para as mulheres. Algumas das palestrantes do evento foram: Karol Macedo, especialista em marketing, Jaqueline Oliveira, empresária do ramo de salão especializado em crespas e cacheadas, e Edilaine Costa, educadora financeira.
Jaqueline comenta que o Box da Nêga, que viabilizou o evento, tem quase cinco anos, e foi idealizado pela itabirana Glauce Leite, com o foco em unir mulheres negras e empoderar umas às outras. São realizados eventos, divulgações do trabalho das parceiras e vendas de acessórios que remetem à beleza e ancestralidade das participantes.


Compartilhando vivências
Karol explica como foi a dinâmica do evento: “Foi uma junção de vários palestrantes que tiveram a oportunidade de falar para cerca de 30 mulheres. E cada uma trouxe experiências dentro do seu nicho. Tivemos advogadas, gente do financeiro, da parte da estética, biomédicas, tivemos blogueiro falando. Cada um dentro da sua área, aquilo que a negritude tem de importância”, diz. O blogueiro citado por Karol é Tiago Tigs.
Um ponto importante é que muitas pessoas ‘torcem o nariz’ quando se fala em movimentos relacionados à identidade negra: “Algo muito interessante que eu gosto sempre de ressaltar é que o projeto não é sobre militância, sobre racismo, sobre ficar se vitimizando e discutindo os problemas”, define Jaqueline. A participante ainda acrescenta que cada uma levou propostas para que pessoas negras possam se destacar.

Mudança de paradigma
No entanto, há de se concordar que o Brasil ainda é um país onde há inúmeras pessoas racistas, que tratam as outras com indiferença devido à cor da pele ou outros aspectos. Por esse motivo, projetos como o Box da Nêga, e eventos como o ‘Kaffa & Poder’ são de grande importância e trazem transformação de vida, como ressalta Edilaine. “Esses eventos são importantes para ajudarem as mulheres a terem crescimento pessoal, entenderem que elas têm força, têm voz”, declara, destacando que muitas mulheres no Brasil não têm condições econômicas devido ao passado, quando os negros eram privados da educação, de posses de terra etc.
De acordo com Jaqueline, estar integrada nesse movimento trouxe mudanças significativas até em suas atitudes. “Olha, eu falo por mim. Eu era uma pessoa muito tímida quando fui convidada pela Glauce a participar desse projeto. Eu tinha muita vergonha mesmo de conversar, de aparecer. E ali é onde ela vai conectando a gente, vai abrindo oportunidades, a gente vai aceitando os convites”. Segundo a participante, a partir disso, percebeu um crescimento pessoal, e até mesmo profissionalmente, principalmente por testemunhar histórias de outras mulheres e entender ser capaz de fazer coisas que não acreditava antes.

Mais visibilidade da comunidade negra
Se antigamente era mais difícil a comunidade negra ter voz, o trio é unânime ao defender que as redes sociais ajudaram a dar a visibilidade necessária. Além disso, participar de projetos relevantes impulsiona as integrantes a enxergarem seu potencial, ter mais autoestima e autoaceitação, ao invés de se vitimizarem. Ainda que Karol, Jaqueline e Edilaine integrem um coletivo que foca em mulheres negras, elas ressaltam que todas são bem vindas para somar, independente da cor, pois o que importa é atingir mais pessoas para crescer e fortalecer o projeto. Para conhecer o trabalho do Box da Nêga e ficar por dentro dos eventos promovidos pelo projeto, acompanhe o Instagram: @boxdanegaoficial