Tatiana Santos/radiopontal.com.br
Ele é professor de teatro e dança, diretor, coreógrafo e dançarino do Perecolândia. Também é dançarino do Grupo Folclórico Tumbaitá, além de coordenador do Brincadeiras do Instituto ITI. Seu nome é Thiago Carvalho, itabirano multifacetado que se desdobra em diversas atribuições. Sobre a façanha, o artista descreve como concilia a rotina puxada: “Para fazer arte, a gente tem que ter um jogo de cintura, mas isso é gratificante, e nada melhor que planejar. Tudo na vida é planejamento”, minimiza.
Thiago conta que junto a amigos, criou a Associação Cultural, Esportiva e Social Perecolândia, ou apenas Perecolândia, durante uma quadrilha na Escola Estadual Antônio Linhares Guerra. Um desses amigos era Jonathan Almeida, que o convidou a fazer parte de um grupo de competição, e Thiago teria que criar coreografias. Sem pestanejar, ele aceitou o convite, que deu início ao Perecolândia, do qual se tornou o coreógrafo em 2019.
A associação é tricampeã estadual de quadrilhas juninas, o que quer dizer que é uma grande responsabilidade para o coreógrafo. Para a diretoria da agremiação, todo o trabalho e planejamentos começam em janeiro. Já para os dançarinos, os trabalhos iniciam depois do carnaval. “Então, a gente tem seis meses, todo mundo junto, aquela família, a gente passa mais com os meninos que com a nossa própria família”, conta.
Ao contrário do que se pode pensar, o processo criativo das coreografias não acontece quando Thiago se fecha para o mundo afim de se concentrar, mas, conciliando com suas outras atividades. Mesmo assim, ele dá uma base e o corpo de diretores vai adaptando. “Eu tento conciliar porque Perecolândia hoje é realmente uma coisa que eu amo fazer, só que eu preciso de das outras coisas, porque como o projeto Brincadeiras do ITI é onde que eu tiro minha renda para eu poder colocar comida em casa”, destaca, lembrando que é um dos responsáveis pelos temas do ano junto de Jonathan.
Grupo Folclórico Tumbaitá
Thiago sempre foi envolvido com as artes, e sua atuação no teatro e no Tumbaitá iniciaram a partir de sua atuação em projetos da prefeitura, como o Cres@Arte, do qual foi professor de teatro e dança, através do professor Warley Ferreira. Thiago acredita muito na força e potencial de projetos sociais, que assim como foi com ele, cria oportunidades para os jovens de localidades em vulnerabilidade social. “Eu sou cria de projeto, tem várias pessoas que são crias de projeto, que hoje estão renomadas em vários espaços, vários lugares. Eu acho que esses projetos em si, além de formar pessoas, formam dançarinos, artistas, só que o nosso intuito maior nesses projetos é formar pessoas”, revela.
Ele ainda demonstra seu talento e versatilidade como ator na Companhia Itabirana de Teatro, além de atuar no projeto Arte na Caixa, que são teatros educativos que conscientizam contra o uso de drogas, importância de economizar água etc. “São pequenos esquetes ou teatros grandes que a gente leva para as escolas, associações e muitos outros lugares”.
Brincadeiras do ITI
O projeto Brincadeiras do ITI oferece atividades lúdicas e criativas para crianças da rede municipal de Itabira. O objetivo é que as crianças desenvolvam habilidades cognitivas, sociais e emocionais, além de estimular a criatividade. “O projeto leva o esporte, o lazer e a cultura para esses meninos que às vezes não têm oportunidade”. Thiago é o coordenador do projeto e conta com o apoio de Ronaldo Silvestre (Instituto ITI) e do poder público municipal.
A equipe envolvida leva para as escolas algo que a maioria das crianças beneficiadas não iriam ter acesso, como brinquedo inflável, camisas, guloseimas como pipoca, dentre outras coisas. Para Thiago, o melhor retorno é a gratidão dos pequenos ao receberem os mimos do projeto: “Todas as pessoas que fazem social falam que é impagável, não tem nada que pague o sorriso. A valorização é ver os meninos, o sorriso, o olhar em receber as coisas. É muito, muito, muito gratificante”.