O muro de uma residência desabou na cidade de Muzambinho, no Sul de Minas, no início da madrugada deste sábado (9). O incidente aconteceu na praça São Judas Tadeu, no bairro Vila Bueno.
Uma equipe de Guaxupé do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foi acionada por volta de 0h50 para avaliar os riscos de um colapso estrutural. Segundo a corporação, um muro de aproximadamente 5 metros de altura, que servia como arrimo para um barranco, desabou, comprometendo a estabilidade do imóvel.
O desabamento afetou diretamente um cômodo da casa e a área de serviço. A estrutura de suporte do imóvel apresentou sinais de instabilidade, como rachaduras e abaulamento.
Muro de casa desaba em Muzambinho (CBMMG/Divulgação)
Equipes de Defesa Civil e engenharia também estiveram no local realizando avaliações mais detalhadas. Para garantir a segurança dos moradores, a residência foi interditada e eles foram orientados a deixar o local. A família foi acolhida na casa de parentes.
Nova vistorias serão realizadas neste sábado (9) para avaliar os danos e determinar as ações necessárias para garantir a segurança da estrutura.
Risco geológico: veja abaixo alguns dos indicadores que devem ser observados
Trinca nas paredes;
Água empoçando no quintal;
Portas e janelas emperrando;
Rachaduras no solo;
Água minando da base do barranco;
Inclinação de poste ou árvores;
Muros e paredes estufados;
Estalos.
A Defesa Civil recomenda uma série de cuidados, como colocar calhas no telhado de casa, consertar vazamentos em reservatórios e caixas d’água, não jogar lixo ou entulho na encosta e não despejar esgoto nos barrancos.