Devido à extensa massa de ar seco e quente cobre todo o Brasil, inibindo o avanço de frentes frias, esta quarta-feira (25) deve se quente e seco em grande parte de Minas Gerais. As informações são do boletim meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo o órgão, o céu deve ficar parcialmente nublado no Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha. No Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, os termômetros podem marcar 39 °C. “Não há previsão de alteração no quadro meteorológico nos próximos dois dias”, disse o Inmet.
Quase 200 municípios mineiros estão sob alerta de ‘perigo’ para onda de calor até 23h59 de hoje. Apesar da capital não integrar a lista do Inmet, a cidade pode, segundo a Defesa Civil, marcar 33 °C.
Ontem (24), o órgão também emitiu um comunicado chamando atenção para as altas temperaturas até o próximo sábado (28). A mínima foi registrada na estação Cercadinho, na região Oeste: 16,2 °C. A sensação térmica foi ainda menor, chegando a 0,5 °C, às 6h.
A umidade relativa mínima do ar deve ficar em torno de 20% à tarde. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 20 e 30% é estado de atenção; abaixo de 20% é estado de alerta.
O nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%.