Seja bem vindo, hoje é 27 de novembro de 2024

Parlamentares franceses comparam carne brasileira a lixo durante votação simbólica nesta terça (26)
Parlamentares franceses comparam carne brasileira a lixo durante votação simbólica nesta terça (26)
Parceiros do Rede Repórter

• Parlamentares franceses comparam carne brasileira a lixo durante votação simbólica nesta terça (26)

Em meio aos protestos contra o acordo da União Europeia e o Mercosul, e a recente polêmica dos supermercados Carrefour, um parlamentar francês comparou a carne produzida no Brasil a lixo. “Nossos agricultores não querem morrer e nossos pratos não são latas de lixo”, afirmou o deputado Vincent Trébuchet em um discurso na Assembleia Nacional da França nessa terça-feira (26). As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Na ocasião, os políticos faziam uma votação simbólica sobre o acordo União Europeia-Mercosul- que foi amplamente rejeitado por 484 votantes. A pauta contra o acordo econômico uniu todos os setores do parlamento francês, da extrema-esquerda até a ultradireita.

O pensamento de Vincent Trébuchet, também foi compartilhado pelo colega Antoine Vermorel-Marques. “Aglutinada em fazendas de 10 mil cabeças, engordada, condenada aos ferros, comendo soja transgênica, em um hectare onde antes havia a floresta amazônica, abatida sem dó nem piedade e empacotada em um cargueiro refrigerado. Seu destino? Nossas mesas, nossas cantinas, vendida a metade do preço, financiada ao custo da nossa saúde, alimentada com um pesticida proibido na Europa, que fragiliza a gravidez e ataca a saúde dos recém-nascidos”, declarou Vermorel-Marques;

Carrefour X Produtores de carne brasileiros

Na semana passada, o CEO Global da rede de supermercados Carrefour, Alexandre Bompard, afirmou que não irá mais comprar carnes de produtores do Mercosul. Com isso, mesmo após a unidade regional da rede supermercados afirmar que a afirmação não era válida para as lojas brasileiras, produtores de carne suspenderam o fornecimento do produto para o grupo.

Por que supermercados da França não querem mais comprar a carne do Brasil?

O Mercosul e a União Europeia estão desde 2019 ajustando o termo de acordo comercial assinado entre os dois blocos. Com isso, alguns produtos produzidos pelo Mercosul terão tarifas de importação para União Europeia reduzidas e, no caso das carnes brasileiras, os produtores do Brasil terão preferência para venda.

Devido às vantagens econômicas que serão dadas aos produtores brasileiros, os agricultores e pecuaristas da Europa, principalmente da França, estão protestando contra o acordo. Isso porque eles acreditam que os produtos sul-americanos vão ficar mais baratos que os itens europeus. Dessa forma, alguns supermercados franceses, como Carrefour e Intermarché afirmaram que não irão mais comprar carne de produtores do Mercusul.

A Itatiaia entrou em contato com o Ministério da Agricultura e da Pecuária sobre o assunto e aguarda retorno.

Itatiaia

Parceiros do Rede Repórter