As fraldas serão distribuídas para as 22 creches de Itabira. Serão contemplados os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e as creches conveniadas
A Secretaria Municipal de Educação (SME) recebeu na manhã desta sexta-feira (19), um lote com 18.660 fraldas descartáveis infantis, que serão utilizadas nas creches do Município. O repasse foi possível por meio de um termo de fomento entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) e o Polo Econômico da Mulher (PEM).
De acordo com a SME, cerca de 2 mil crianças de até três anos serão beneficiadas. “Essa iniciativa representa dignidade e economia para as mães dos alunos das creches, que a partir de agora não terão que levar as fraldas para os filhos, no período que eles estiverem nas escolas. É muito importante e vai ajudar muito essas famílias” afirma a secretaria de Educação, Laura Souza.
O PEM produz além de fraldas infantis, fraldas geriátricas e absorventes higiênicos. Todos os produtos fabricados terão destinação social no município.
PEM
A fabricação de fraldas e absorventes higiênicos é um projeto do PEM, que tem a parceria da Prefeitura de Itabira, por meio do termo de fomento com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A fábrica Maria Cassemira, instalada no bairro Pedreira do Instituto, emprega na atualidade 15 mulheres do bairro, que ainda passaram por qualificação. A iniciativa tem o objetivo de impulsionar o empreendorismo feminino, além de fortalecer o vínculo familiar para mulheres em situação de vulnerabilidade.
A fábrica foi inaugurada em junho de 2023 e o bairro Pedreira foi escolhido para a instalação do projeto pelo grande número de mulheres em situação de vulnerabilidade. Atualmente o projeto tem capacidade de produzir 5 mil unidades de fraldas e absorventes por mês.
O nome da fábrica é uma homenagem a primeira mulher empresária de Itabira, Maria Cassemira. Ela era a principal acionista da Fábrica de Tecidos do Pedreira, inaugurada em 1988 e funcionou na comunidade até o ano de 1950.
Assessoria