Seja bem vindo, hoje é 26 de dezembro de 2024

Pessoas em situação de vulnerabilidade ganham almoço de Natal no Restaurante Popular de BH
Parceiros do Rede Repórter

• Pessoas em situação de vulnerabilidade ganham almoço de Natal no Restaurante Popular de BH

A dona de casa Maria Regina Jesus, de 53 anos, pôde ter um momento de alegria em meio à tantas batalhas diárias que ela enfrenta. Moradora da Pedreira Prado Lopes, em Belo Horizonte, a mulher vive de doações e cria oito netos em casa. Mesmo com tantas dificuldades, a mulher teve um Natal alegre no Restaurante Popular de Belo Horizonte.

Ela chegou cedo ao local com neto Lucas, de 9 anos, para aproveitar o almoço de Natal organizado no estabelecimento. Além de um cardápio natalino, quem foi ao restaurante apreciou músicas e brincadeiras. Para a criançada, teve rua de lazer, distribuição de presentes e, claro, o carinho e o afeto do Papai Noel.

Há três anos, Maria vai ao restaurante, que virou uma fonte de alegria para ela e o neto no Natal. “O Natal aqui é maravilhoso, a gente é muito bem recebido sempre, as pessoas são muito humildes e solidárias conosco. Ajuda a ter um Natal feliz. “, comemorou, enquanto segurava os presentes recebidos pelo neto Lucas.

Presentes esses que deixaram o garoto feliz. “Ganhei um carrinho e um cavalo. Vou brincar bastante em casa”, resumiu o menino, enquanto terminava de comer uma bandeja cheia de arroz, tutu de feijão, lombo com molho de abacaxi, salada e maionese.

Teve quem saiu de outra cidade para Belo Horizonte para aproveitar a comemoração. Enquanto segurava um dos filhos no colo e observava outro brincar em um pula-pula, Renata Santos Souza, de 29 anos, atualmente desempregada, contou que saiu de Santa Luzia para que os filhos pudessem aproveitar o Natal.
As brincadeiras e o contato com o Papai Noel foram os momentos de maior alegria para as crianças, segundo a mulher.

“Na hora que viram o Papai Noel, ficaram loucos, começaram a gritar ‘O Papai Noel, Papai Noel’. Aí corre um para lá, corre outro para cá, a emoção tomou conta. E ficaram loucos para brincar nos brinquedos grandes desde que chegaram”, relembra Renata, que comemora o fato de poder ter um Natal feliz com a família no Restaurante Popular.

“No momento eu estou desempregada, então me ajudou bastante. Eu não tinha dinheiro para poder comprar nada. No máximo, eu mesmo ia ter só uma comida simples em casa, mas em termos de brinquedo, alguma coisa assim, como no caso está tendo hoje aqui, não ia ter. Se Deus abençoar, vou voltar no ano que vem. Gostei muito da comida e do atendimento”, comenta.

Ação para todos

O almoço de Natal no Restaurante Popular é uma ação aberta a todos que buscam o local, mas com foco nas pessoas em situação de vulnerabilidade, como idosos de baixa renda que vivem sozinhos na região, pessoas em situação de rua ou famílias de baixa renda. A intenção é levar a essas pessoas o verdadeiro clima do Natal, de maneira digna.

“É o momento de fortalecer os laços familiares, os laços com os amigos, em que nos preparamos para apoiar aquelas famílias que não têm as condições financeiras para organizar uma comemoração tradicional. Então é um momento que a gente pensa desde o almoço até a ornamentação”, destaca a gestora, que destacou que, para este ano, o cardápio escolhido foi ‘mineiro’ e variado.

“Um tutu de feijão bem gostoso, uma salada de legumes, uma maionese frutas. Nós temos também uma salada de legumes, um ovo com molho de laranja, opções vegetarianas e veganas, com um omelete de legumes e uma almôndega de lentilhas. Como sobremesa, sempre uma fruta, mas também hoje tem um suco de morango com abacate. É um cardápio variado, bem saboroso e bem especial para esse momento”, detalha.

 

Parceiros do Rede Repórter