Em uma operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (7), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/MG) realizou uma série de ações para combater o tráfico de drogas e desmantelar uma organização criminosa em Minas Gerais. A operação resultou no cumprimento de 28 mandados de busca e apreensão e 3 mandados de prisão temporária, além do sequestro de bens, todos autorizados pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Governador Valadares.
As ações ocorreram em Governador Valadares (19 mandados), Serra (três mandados), Uberlândia (três mandados) e em unidades prisionais (três mandados). As investigações apontaram que, mesmo após prisões em flagrante, as lideranças criminosas mantinham sua influência, substituindo rapidamente os detidos. Esse cenário exigiu uma intervenção coordenada entre as forças de segurança pública, sob a coordenação da FICCO, para reprimir a organização de forma estruturada.
Com o apoio do Ministério Público, medidas cautelares probatórias foram autorizadas judicialmente, culminando nas buscas, prisões e sequestros de bens realizados nesta manhã. Os envolvidos poderão responder pelos crimes de tráfico ilícito de drogas e organização criminosa.
A FICCO/MG, coordenada pela Polícia Federal, é composta pelas polícias Civil, Militar e Penal, atuando de forma descentralizada em todo o estado de Minas Gerais no combate à criminalidade violenta e organizada, em cooperação com os órgãos de Segurança Pública estaduais.