Tatiana Santos/radiopontal.com.br
Os vereadores realizaram a primeira reunião que abriu o ano no Legislativo, dando início aos trabalhos na Câmara Municipal de Itabira. O encontro foi realizado na tarde dessa terça-feira (04/02), na sede legislativa, e contou com a participação dos vereadores, do prefeito, Marco Antônio Lage, seu vice, Marco Antônio Gomes, além de cidadãos. Presidida por Carlos Henrique Silva Filho “Sacolão” (Solidariedade) e Marcelino Freitas Guedes (PSB), como vice-presidente, nesta primeira reunião de 2025, diversas propostas foram discutidas pelos vereadores, totalizando *15 indicações (*confira quais são ao final desta matéria).
O prefeito de Itabira usou a tribuna e destacou que a sinergia e união entre o Legislativo e o Executivo no ano que inicia será a chave para debelar os desafios. Na última legislatura como prefeito, Marco Antônio encontrou uma composição na Câmara onde a maioria dos parlamentares eram de oposição. No entanto, na atual legislatura, foram eleitos inúmeros vereadores de sua coligação, somados aos reeleitos.
Água em pauta
Itabira tem debatido há muito tempo o tema água, com discussões arrastadas há mais de duas décadas. A questão da captação de água do Rio Tanque se estende desde o início dos anos 2000, mas segundo o prefeito, a licença ambiental foi finalmente expedida pelo governo estadual, todos os licenciamentos necessários. Marco Antônio adiantou: “Agora só resta a Vale, que já aprovou o projeto no seu Conselho de Administração, já aprovou o projeto do Rio Tanque na sua diretoria. Basta agora terminarem as chuvas, o período chuvoso, para começarem essas obras”. O prefeito defende que Executivo e o Legislativo precisam dar as mãos para debater o tema e pedir agilidade para a Vale.
Itabira pós-mineração
Para o prefeito, Itabira vive um dos momentos mais importantes da sua história, uma vez que se faz urgente uma preparação para o período pós-mineração que se aproxima. Nesse sentido, o chefe do Executivo afirmou que tem tido conversas com os vereadores, inclusive da oposição, para os poderes trabalharem visando o futuro do município. “Então, não podemos perder mais tempo com politicagem, com hostilidades, colocando às vezes as questões partidárias na frente de um projeto comum de cidade, um projeto comum de planejamento sustentável para Itabira”, definiu.
Para o político, o momento é de unir esforços para dar celeridade a projetos em prol de uma transição econômica sustentável de Itabira. “É momento de superar os desafios, ter uma discussão muito grande com a mineradora Vale no sentido de uma transição econômica, e ela é co-responsável, junto conosco, por esse momento, para que a gente tenha êxito, garantindo para as futuras gerações uma cidade ainda melhor do que é hoje”, finalizou.
Indicações:
- Indicação nº 1/2025, do vereador Reinaldo Lacerda: Construção de muro de arrimo na Rua E, no bairro Machado.
- Indicação nº 2/2025, do vereador Reinaldo Lacerda: Construção de um complexo esportivo na praça do Areão, no Bairro Major Lage de Cima.
- Indicação nº 3/2025, da vereadora Dulce Citi: Envio de Anteprojeto de Lei que dispõe sobre a ampliação da carga horária nas creches municipais.
- Indicação nº 4/2025, da vereadora Dulce Citi: Envio de Anteprojeto de Lei que dispõe sobre a criação e implantação do Centro Especializado para Atendimento e Tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município.
- Indicação nº 5/2025, do vereador Leandro Pascoal: Construção de uma praça com área de lazer no bairro Nova Vista.
- Indicação nº 6/2025, do vereador Leandro Pascoal: Iluminação do campo de futebol do bairro Nova Vista.
- Indicação nº 7/2025, do vereador Leandro Pascoal: Patrolamento da estrada Duas Barras-Cutucum, na comunidade de Angico.
- Indicação nº 8/2025, da vereadora Dulce Citi: Asfaltamento da estrada de acesso à Rampa de Voo Livre de Itabira.
- Indicação nº 11/2025, do vereador Leandro Pascoal: Pintura da faixa de pedestres na Rua Margarida, no bairro São Pedro.
- Indicação nº 12/2025, do vereador Ronaldo Lacerda: Manutenção e encascalhamento do trecho que liga o Ribeirão de Cima ao Ribeirão de Baixo.
- Indicação nº 13/2025, do vereador Leandro Pascoal: Instalação de Farmácia Municipal 24 horas no Pronto Socorro para atendimento do SUS Municipal.
- Indicação nº 14/2025, da vereadora Dulce Citi: Regulamentação da Lei Federal nº 14.705/2023 no município de Itabira.
- Indicação nº 15/2025, do vereador Marco Antônio: Reativação dos serviços odontológicos no município de Itabira.